Meios de comunicação social portugueses têm “gap” no YouTube

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Falta de conteúdos pode ser oportunidade
Meios de comunicação social portugueses têm “gap” no YouTube
11 de Abril de 2020
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Meios de comunicação social portugueses têm “gap” no YouTube
Ana Gaboleiro
Jornalista
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Em março, a CNN dava conta de que várias redações poderiam estar a entrar em colapso com o novo coronavirus. Também o jornalismo teve de se adaptar a uma nova forma de trabalhar. Hoje consome-se mais notícias na televisão mas sobretudo através do digital e as redações estão a reinventar-se.

Na semana passada, a área commercial da BBC, a BBC Global News, uniu-se à da CNN e Euronews. A ideia é que juntas consigam reservar 50 milhões de dólares em espaço publicitário para mensagens de saúde pública, de forma a que todos juntos consigam alcançar 800 milhões de pessoas.

A verdade é que o apetite global e insaciável por notícias não mostra sinais de diminuir à medida que o coronavirus continua a impactar o mundo.

A Thumbmedia, agregador e distribuidor de conteúdos no YouTube em Portugal, analisou o comportamento da audiência e o consumo de vídeo online no nosso país durante estes tempos de pandemia e estado de emergência.

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Não é novidade que o digital está em crescimento e por isso também as plataformas como Instagram, Facebook e YouTube. Mas o que será que os portugueses mais procuram?


Meios de comunicação social portugueses têm “gap” no YouTube


A categoria com maior crescimento de visualizações em março foi a das notícias e política que registou um aumento de 115% no YouTube. Mas a Thumbmedia alerta que há poucos meios de comunicação social a produzirem conteúdos nesta plataforma o que faz com que os poucos que já o faziam tivessem registado um crescimento de visualização quatro vezes superior ao normal.

Há por isso uma oportunidade que deve ser aproveitada pelos média portugueses já que como nos explica Taiane Ornelas, Head of Content Performance & Channels Intelligence da Thumbmedia, a tendência é para que continue a existir uma procura elevada por notícias nos próximos meses.


Sem eventos, o desporto tem de se reinventar


Com campeonatos em stand by, os Jogos Olímpicos adiados para o próximo ano e muitas competições e modalidades canceladas devido ao coronavírus, o mundo do desporto passa agora por uma crise sem precedentes.

O campeonato das emoções que vive sobretudo de eventos em direto tem agora de se reinventar para continuar a ter espaço no mercado e ir a jogo.

A verdade é que segundo a Thumbmedia, o número de visualizações na área do entretenimento começa a dar agora sinais de recuperação nas plataformas digitais, já que depois da vontade em consumir notícias e conteúdos de saúde, os consumidores querem agora “regressar à normalidade”.

“Acredito que a categoria notícias e política se mantenha ou continue a crescer, educação também mas o entretenimento vai crescer sem dúvida. O grande desafio vai ser mesmo a área do desporto, não com e-gaming que já está bem posicionado, mas o desporto em geral vai ter de se reinventar”, explica ao Imagens de Marca Taiane Ornelas.

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