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Um estudo promovido pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM) e intitulado “O Produto Futebol nos Media em Portugal” revela que o tom das notícias veiculadas pelos principais meios de comunicação portugueses não são positivas para o futebol nacional e incidem maioritariamente em temas relacionados com a atualidade desportiva.
De forma global, o estudo do IPAM concluiu que os temas mais abordados foram de atualidade (31%) e de transferências do mercado de janeiro e resultados (22%), em comparação com as entrevistas a atletas, dirigentes ou treinadores (19%) ou os destaques mais polémicos (6%), grupo no qual foram abordados temas como o processo dos e-mails, o caso e-Toupeira, o caso Mala Ciao ou Cashball, dúvidas sobre a arbitragem, o Apito Dourado ou a presidência de Bruno de Carvalho.
Na semana analisada, os temas da ordem do dia foram a jornada da semana, especialmente o jogo entre o Sporting Clube de Portugal e o Futebol Clube do Porto, a dúvida sobre o novo treinador do Sport Lisboa e Benfica, a entrevista desse mesmo clube, Luís Filipe Vieira, ao programa televisivo da Cristina Ferreira ou as várias transferências de jogadores e treinadores.
Relativamente ao tom adotado pelos media portugueses durante esta cobertura noticiosa, verificou-se que este foi, maioritariamente, neutro (68%), seguindo-se o tom negativo (22%), apesar da atualidade desportiva do momento. Apenas 10% dos media revelaram ter uma abordagem positiva a notícias dedicadas ao futebol nacional.
Além disso, o estudo destaca ainda que são os programas televisivos, exclusivamente dedicados ao futebol, os principais influenciadores do tom negativo gerado à volta deste tema, sobretudo os de alguns canais de cabo em particular.
Tendo como finalidade analisar a forma como os principais meios de comunicação nacional acompanham semanalmente temas sobre esta modalidade desportiva, considerando o tempo mediático dedicado ao futebol nacional, o estudo observou o comportamento dos principais media portugueses entre 7 a 13 de janeiro do presente ano, período que não foi marcado por polémicas associadas ao setor desportivo.
Observando cerca de 30 meios de comunicação social nacionais, selecionados pela audiência, relevância e alcance com que difundem as principais notícias sobre futebol, o estudo fez 1380 análises a conteúdo de títulos, de capas de jornais, de homepages de meios de comunicação digitais e de programas televisivos.
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