Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
O que é que tem de mudar para que mais mulheres
consigam alcançar o seu potencial máximo? É este o ponto de partida de
#HereToBeHeard (#AMinhaVozOuve-se), um estudo da Mars que pretende ouvir a
opinião das mulheres sobre as mudanças que têm de acontecer na sociedade para se
alcançar a igualdade e a inclusão.
Após a conclusão do estudo, estas vozes irão traduzir-se em planos de impacto
que promovam a igualdade de género, de acordo com o objetivo número cinco dos
Objetivos de Desenvolvimento das Nações Unidas.
O estudo assenta na ideia de
que as mulheres em Portugal, e no resto do mundo, se deparam ao longo da vida
com obstáculos que dificultam o desenvolvimento do seu potencial. Atualmente,
as mulheres representam 51% da população mundial – em Portugal,
representam cerca de 52,8% de acordo com os dados mais recentes da Pordata– e
contribuem com 28 mil milhões de euros para o PIB mundial.
Em Espanha, por exemplo,
o PIB aumentaria em mais de 200 milhões de euros se se eliminasse a
desigualdade entre homens e mulheres no mercado laboral, segundo afirma um estudo da consultora PwC. No
entanto, frequentemente, as vozes destas mulheres não são ouvidas. No período
anterior à crise pandémica, as Nações Unidas afirmaram que iria demorar mais de
um século a fechar o fosso de oportunidades de género.
É com base nestes dados que
a Mars, empresa de alimentação e cuidado de animais de companhia com marcas
como M&M’s, Orbit, Pedigree e Royal Canin, acaba de anunciar que irá
lançar um estudo conduzido pela Oxford Future of Marketing Initiative (FOMI),
da Universidade de Oxford.
O ensaio será dividido em
duas partes: a primeira, que se realizará até finais do mês de março, irá
focar-se em reunir o máximo de vozes femininas que respondam à pergunta ‘O que
é que tem de mudar para que mais mulheres consigam alcançar o seu potencial
máximo?’. A segunda fará a análise
da informação reunida pela equipa de Oxford. Os resultados serão divulgados
durante o verão de 2021, bem como as políticas que a Mars vai defender e adotar
com vista a potenciar as oportunidades das mulheres. Para reunir as vozes, a
empresa já ativou a primeira fase do estudo com o lançamento
de um site, no qual todas as
mulheres que pretendam participar nesta iniciativa podem gravar a sua mensagem
em formato áudio até ao dia 31 de março.
“A magnitude e a urgência da
desigualdade de género na sociedade exigem mais ação. Nós, as empresas
globais, devemos ouvir e avançar com este tipo de iniciativas, uma vez que
podemos contribuir para uma mudança a uma escala global. Na Mars, estamos a
aproveitar esta oportunidade para promovermos o debate em torno da igualdade de
género e adotarmos esta ação que visa criar uma sociedade mais igualitária”,
refere em comunicado Victoria Mars, membro do Conselho de Administração
Mars e embaixadora do programa de igualdade da empresa.
Como parte integrante da sua
estratégia de Igualdade e Diversidade, o compromisso da Mars é gerar mais
oportunidades para as mulheres. Desta forma, além do estudo #HereToBeHeard, a
empresa refere empenhar-se diariamente em introduzir mudanças significativas
nos seus locais de trabalho, nas suas cadeias de fornecimento, assim como no
tipo de campanhas em que investe de forma a garantir que todas as mulheres têm
a oportunidade de alcançar o seu máximo potencial.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.