Newsletter
Pesquisa
Faça parte do futuro do Imagens de Marca
O rigor, a relevância e a criatividade estão
presentes nos conteúdos que disponibilizamos sem restrições, porque o
jornalismo é um veículo fundamental para a economia do país.
Apoie a missão de empoderamento das marcas,
das empresas e das pessoas: faça parte da nossa comunidade.
1. Faça a
transformação digital, centrada no cliente, nos processos de satisfação do
mesmo e na respectiva cadeia de valor
É indispensável a transformação digital para as empresas que ainda não a encetaram.
Contudo, o processo não deverá ser uma mera “digitalização” de processos anteriores,
mas a oportunidade da construção de novos processos centrados no cliente.
2. Reduza
a fricção na relação do cliente/empresa
Os momentos de crise constituem sempre uma oportunidade para o repensar dos
negócios, como as cadeias de valor existentes num processo de redução das
fricções existentes na relação do cliente com a empresa. Fundamental a
eliminação dos vários elementos que possam causar uma relação não fluida e
facilitada para o cliente.
3. Humanize
a relação falando a linguagem do cliente
A relação entre a marca e o cliente tem de ser humanizada, isto é, H2H.
Mesmo nos processos automatizáveis da IA, tem de investir na proximidade da
linguagem com os seres humanos.
4. Envolva
e fidelize o seu cliente, em torno do valor relevante que ele atribua à relação
O cliente deverá ser envolvido na relação e não ser um mero receptor de
mensagens unidirecccionais das empresas e das marcas. Essa relação tem de ser
construída com base no valor recebido e percepcionado pelo cliente, tendo como
consequência a maximização do valor para ele e para a empresa.
5. Surpreenda
positivamente o cliente. Procure gerar o efeito Wow
Não basta satisfazer o cliente. Muitos concorrentes o podem também fazer. É
necessário surpreender positivamente o cliente, na sequência do registo das
relações e dos momentos de contacto anteriormente havidos, de forma até a
antecipar potenciais necessidade e gostos daquele, gerando um efeito de
surpresa positiva, um efeito Wow.
6. Tenha
uma política de recursos humanos que privilegie a meritocracia
O envolvimento interno dos colaboradores é fundamental para o sucesso das
empresas, assim é imprescindível ter uma política de recursos humanos que
reconheça e premeie o mérito do desempenho e o contributo para a satisfação dos
clientes e dos resultados da empresa.
7. Seja
honesto e transparente, sem promessas falsas, perante os seus clientes
As marcas, para serem preferidas pelos clientes, têm de ser transparentes,
honestas e sem promessas falsas de produto ou de serviço. A preferência é
consequência do reconhecimento da lealdade que as empresas e as marcas têm
nesse reconhecimento.
8. Intensifique
a presença online, não esquecendo a importância do canal físico nalgumas
atividades
Fundamental a presença online nas redes sociais preferidas pelos
clientes-alvo, através do desenvolvimento do e-commerce e da presença em
comunidades, mas não esqueça que o ser humano é “onlife”. Algumas marcas,
alguns produtos e serviços não podem, porém, desvalorizar a sua presença
física, devido à sua especificidade e às ainda preferências e expectativas de
serviço dos seus clientes, nestes meios.
9. Aumente
o valor acrescentado, através da construção de marcas relevantes
Não basta produzir bem e em subcontratação. É necessário produzir bem, mas
continuar o esforço de inovação e construção de marcas que se possam impor no
mercado. Para isso, há que desenhar uma identidade, personalidade e
comportamento, que sejam relevantes para os respetivos mercados-alvo.
10. Contribua
para a sustentabilidade das atividades e do Planeta
Cada vez é mais relevante, mais que seja pela necessidade de sobrevivência
da espécie humana, a preocupação e a ênfase em processos de produção
sustentáveis e amigos do ambiente. Uma especial importância para os processos
de reciclagem, para a otimização dos processos produtivos, para a economia
circular e também para a preocupação com todos os stakeholders do negócio.
Artigos Relacionados
A carregar...
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.