Newsletter
Pesquisa
O relatório destaca ainda as principais tendências que vão moldar o setor nos próximos meses.
A Brinfer acaba de lançar o estudo “Top Brands Brinfer 2025”, uma análise detalhada sobre o estado do Marketing de Influência no Instagram em Portugal.
Um dos principais aspetos que o relatório revela é o das marcas mais mencionadas naquela rede social no último ano, resultado da análise a mais de 20 milhões de conteúdos. No setor de “Moda”, Zara, Bershka e Shein lideram as menções, no de “Beleza” estão no topo a Sephora, Laser Place e Kiko Milano, e no do “Desporto” encabeçam a Prozis, Prozis Portugal e o Fitness Up.
No setor do “Retalho Alimentar”, dominam o Celeiro, Continente e Lidl, no dos “Hotéis” lideram o Vila Galé, Grande Real Santa Eulália e Four Seasons Lisbon, no dos “Automóveis” está presente a Hyundai, BMW e Toyota, e no dos “Media” comanda a SIC, a TVI e a Sport TV Portugal.
A liderar o setor da “Restauração” está o NETO Restaurante, o Yakuza by Olivier e o Praia no Parque, no da “Tecnologia” estão a Samsung, a Canon e a Fujifilm, e no dos “Festivais”, estão no topo o Rock in Rio Lisboa, Lisboa Fashion Week e NOS Alive.
Por fim, no setor de “Personalidades”, as figuras destacadas são Cristina Ferreira, Olivier da Costa e Helena Coelho, e no de “Alimentação e Bebidas” encabeça a Pachamama, a Redbull e a Nespresso.
Contudo, os desafios para as marcas persistem, principalmente na medição do desempenho dos influenciadores e na procura por novos criadores de conteúdo que se alinhem com suas estratégias.
O estudo destaca ainda as principais tendências que vão moldar o setor nos próximos meses, dando conta que está a ser dada uma crescente prioridade à criação de comunidades, com 31,2% dos profissionais de marketing a apontarem a construção de comunidades como uma forma eficaz de superar a fadiga publicitária.
Além disso, a tendência para os conteúdos de vídeo curto continua em alta, com plataformas como Instagram Reels, TikTok e YouTube Shorts a dominarem as estratégias para 2025.
Outro dado relevante é o reforço do investimento em conteúdos gerados pelos utilizadores (UGC), com 30,5% das marcas a apostarem nesta abordagem para aumentar a autenticidade das suas campanhas.
O estudo, citado em comunicado enviado às redações, mostra ainda que o investimento nacional em Marketing de Influência continua a crescer - atingindo um valor de mercado de 63 milhões de euros em 2024 -, o volume de conteúdos patrocinados registou um aumento significativo, o valor médio por conteúdo desceu e há cada vez mais marcas a apostar em micro e nano-influenciadores.
Para Roberto Carneiro Gomes, CEO da Brinfer, o estudo reforça a importância da autenticidade no Marketing de Influência. “O estudo confirma que a autenticidade e a conexão genuína com as audiências são a chave para transformar influência em impacto real. As marcas que entenderem isso terão vantagem competitiva em 2025”, afirma.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.