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Uma
onda de crimes violentos contra asiáticos e asiático-americanos levou ativistas
a saírem à rua em protesto. Os crimes de racismo e xenofobia têm-se
multiplicado pelos Estados Unidos da América o que levou as marcas a unirem-se
nas redes sociais através de uma hashtag: #StopAsianHate.
A
polícia de Oakland, Califórnia, anunciou esta semana que prendeu um suspeito de
um ataque brutal a um homem de 91 anos em Chinatown, tendo sido o crime
filmado. Em menos de uma semana, um tailandês foi atacado e morto em São
Francisco, uma vietnamita foi atacada e roubada em São José e um filipino foi
atacado no metro de Nova Iorque.
Os
motivos para esta violência parecem ainda não ser claros já que os crimes
racistas contra a comunidade oriental não são de hoje mas agora parecem estar a
multiplicar-se, sem razão aparente. No entanto, o novo coronavírus e o facto de
ter sido propagado a partir da China pode ser um dos motivos, assim como o Ano
Novo Lunar que se aproxima e que leva muitos asiáticos a festejar a entrada num
novo ano.
Adidas, Nike, Converse ou Benefit Cosmetics foram algumas das marcas que
mostraram a sua posição contra o racismo e a xenofobia:
Assim
como algumas estações de televisão como a NBC e a ESPN:
E
até o setor do luxo não quis ficar de fora:
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