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Ainda que estejamos num
mundo cada vez mais globalidade, a mentalidade dos consumidores continua a
variar de forma significativa consoante o lugar no planeta em que eles se
encontram. Esta é uma das conclusões de um recente relatório da Boston
Consulting Group (BCG) com as ideias-chave sobre aquilo que realmente
impulsiona o consumidor a fazer as suas compras.
O estudo realça que a atitude e
os valores dos consumidores continuam a ter uma grande componente local,
inclusive as gerações mais jovens. Por isso, a consultora recomenda que os
especialistas em marketing evitem criar campanhas globais que se centrem em
arquétipos de consumidores genéricos. É fundamental ter em conta as diferenças
geográficas e adaptar as mensagens com base nesta ideia.
Segundo o relatório, devido às
significativas diferenças nas necessidades dos consumidores entre os vários
mercados, uma estratégia global comum poderá não ser de todo eficaz em nenhuma
categoria de produto e negócio. De acordo com a BCG, as estratégias globais
devem diferenciar-se, incluindo em categorias que não estão tradicionalmente
localizadas. As marcas que adaptem a sua proposta de valor às necessidades
locais tendem a obter melhores resultados.
Por outro lado, a análise revela
que, ainda que as atitudes e a demografia sejam importantes, estão não explicam
por si só a preferência do consumidor a não ser que a análise também tenha em
conta o impacto do contexto em que os produtos são utilizados. Neste sentido,
os profissionais do marketing não deveriam buscar a lealdade a nível geral,
senão compreender as necessidades que surgem em momentos específicos de compra
ou consumo.
“À medida que a economia global
se torna mais complexa, as empresas que consigam descobrir os segredos da
escolha do consumidor, em cada mercado e contexto, estarão melhor posicionadas
para se diferenciarem e ganhar a luta cada vez mais intensa por uma vantagem
competitiva”, afirmam os especialistas da consultora.
O relatório da BCG analisou uma
ampla variedade de categorias de produtos em seis mercados: Austrália, China,
França, Alemanha, Japão e Estados Unidos, através de um inquérito a mais de 15
mil consumidores.
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