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The Gentlemen’s Market
Marcas que marcam o público masculino
15 de maio de 2019
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Marcas que marcam o público masculino
Ema Gil Pires
Jornalista

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e com um enorme fascínio pelo mundo da música e do desporto. Descobrir novas histórias e temáticas inovadoras é algo que lhe desperta um grande interesse, tal como dar a conhecê-las àqueles que a rodeiam.

Muitas foram as marcas que aproveitaram a segunda edição do The Gentlemen’s Market – mercado masculino que decorreu ao longo do passado fim de semana no Espaço 7Rios, em Campolide – para alcançarem uma maior proximidade com aquele que foi o principal target deste evento: o público masculino.

Entre elas, encontravam-se várias cujo perfil de cliente é maioritariamente masculino. É o que acontece com a Lamborghini, que apesar de ser uma marca que tem vindo a conquistar cada vez mais clientes do sexo feminino, tem nos homens o seu principal público.

Mas também os millennials se apresentam como um público cada vez mais fundamental para a marca de automóveis de luxo, devido ao poder de compra cada vez mais elevado por eles detido – e que procuram, cada vez mais, adquirir produtos de qualidade que, ao mesmo tempo, sejam uma “fonte de emoção” para eles próprios.


Também a Bang & Olufsen se apresenta como uma marca que possui uma elevada afinidade com o target deste The Gentlemen’s Market. E o consumidor desta marca, em concreto, apresenta um perfil de comportamento bastante bem definido: é alguém que vai em busca de tecnologia de ponta, mas sempre com o “fator de conveniência” em mente.

E, para a marca, os millennials também se apresentam como um público a ter em conta – devido ao enorme interesse que nutrem pelo universo tecnológico –, para o qual a mobilidade dos aparelhos se configura como indispensável.



Já com cerca de 150 anos de história, a Martini é também conhecida como sendo uma das marcas de referência para o público masculino – e, nomeadamente, para um segmento mais adulto. Mas, consciente da importância de alcançar novos consumidores, e colocando o foco nos mais jovens, a marca lançou recentemente uma nova gama que tem como objetivo contribuir para o “rejuvenescimento” da sua marca.



Mas não foram apenas as marcas características deste universo masculino que marcaram presença nesta segunda edição do The Gentlemen’s Market. É o caso do Grupo Calzedonia, que aproveitou o momento para mostrar que a sua oferta não é unicamente feminina.

Este grupo marcou presença através da sua nova marca Intimissimi Uomo, dedicada exclusivamente ao homem – o qual procura, de acordo com a empresa, a qualidade técnica dos produtos que compra, mas tendo sempre o fator “moda” em consideração.


Também o desporto marcou presença naquela que foi a segunda edição do The Gentlemen’s Market. Tal aconteceu, nomeadamente, através da Breklim, marca de pranchas de surf feitas a partir de madeira e cujo mercado se configura como altamente heterogéneo.

Esta trata-se de uma marca que tem apostado, desde o momento da sua criação, numa oferta mais ecológica relativamente aos seus concorrentes – porque, na perspetiva do fundador Gonçalo Belmonte, o mercado irá cada vez mais evoluir nesse sentido, mas sempre com o fator “performance” a ser levado em consideração por estes compradores.

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