Marcas portuguesas com níveis de reputação mais elevados

Pesquisa

Conheça o ranking de 2019
Marcas portuguesas com níveis de reputação mais elevados
7 de Março de 2019
Marcas portuguesas com níveis de reputação mais elevados
Marcas portuguesas com níveis de reputação mais elevados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Marcas portuguesas com níveis de reputação mais elevados
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

Os portugueses dão cada vez uma maior preferência às marcas nacionais. Se há um ano apenas duas marcas portuguesas, nomeadamente a Delta e a Vista Alegre, figuravam nos níveis de excelência no que diz respeito aos seus índices de reputação, medidos pelo estudo Global RepScore Pulse, este ano juntaram-se a Seleção Nacional de Futebol, a Mimosa e a Luso.

Em 2019, a Delta renovou a sua posição de liderança neste ranking, alcançada pela primeira vez no ano passado devido ao crescimento sólido ao nível dos seus índices de reputação. O top 3 fica fechado com a OLÁ e a Nestlé, que ocupavam no ano passado a terceira e quarta posições, tendo ambas subido uma posição. Já em quarto lugar surge a Seleção Nacional de Futebol, um salto que se pensa ter resultado da estima dos portugueses após a vitória no Euro 2016. Surgem depois marcas tecnológicas e digitais, como o WhatsApp e o YouTube.

Realizado pela OnStrategy, o estudo indicou ainda que existe um maior número de marcas a alcançarem os índices reputacionais mais elevados: para além das dez marcas que se encontram no nível de excelência (com mais de 80 pontos), hoje são 111 as marcas portuguesas e estrangeiras que figuram nos níveis de robustez (entre 70 e 80 pontos), comparando com as 61 marcas que constavam nesse grupo em 2018.

Causa direta desta subida dos níveis de reputação é o facto de a economia portuguesa estar num ciclo positivo, refletido pelo desempenho das marcas, o que se traduz num crescimento do consumo. Relativamente à crescente confiança em marcas portuguesas, Pedro Tavares, Partner e CEO da OnStrategy, revela que “melhorando os indicadores de reputação nacional, os cidadãos tendem a valorizar as marcas que mais lhes tocam o coração e o nacionalismo, sempre e quando a exposição a risco de crises seja pequena”.


Entre todos os setores analisados, foi ainda possível concluir que o setor de Alimentos e Bebidas é o que está mais bem posicionado, com cinco marcas no nível de excelência. Quanto às restantes marcas, destacam-se setores como os da Tecnologia, Brinquedos, Desporto e Produtos Industriais. Por oposição, a maior desconfiança dos consumidores vai para o setor das Apostas Desportivas, dos Seguros e, por fim, o da Construção e Engenharia.

Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Marcas portuguesas com níveis de reputação mais elevados

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Marcas portuguesas com níveis de reputação mais elevados

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile