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Na semana em que se assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, eis que o património mundial acaba de ficar mais pobre.
O incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, em Paris, danificou dois terços daquele que é considerado Património Mundial da Humanidade. Uma tragédia que não deixou as marcas indiferentes como o grupo de marcas de luxo LVMH e a família Arnault que anunciaram uma doação de 200 milhões de euros para o fundo dedicado à reconstrução de uma das catedrais góticas mais antigas do mundo.
“A família Arnaul e o grupo LVMH, em solidariedade para com esta tragédia nacional, associam-se à reconstrução desta catedral extraordinária, símbolo da França, sua herança e sua unidade”, escreve, em comunicado, o grupo.
Este valor vem juntar-se aos 100 milhões de euros já prometidos pela família Pinault, segundo noticia a Lusa, dona do grupo de luxo Kering, o segundo a nível mundial no setor do luxo e que detém marcas como a Gucci, a Yves Saint Laurent e a Boucheron.
“Esta tragédia atinge todos os franceses, além de todos os que estão ligados aos valores espirituais”, explica Pinault em comunicado.
O presidente da República francês, Emmanuel Macron, anunciou que vai lançar uma campanha internacional de recolha de fundos para a reconstrução da Catedral de Notre-Dame de Paris. “Vamos reconstruir Notre Dame juntos”.
Também a UNESCO manifestou a sua solidariedade através de uma mensagem deixada na rede social Twitter em que Audrey Azoulay, diretora geral, referiu que “a agência das Nações Unidas está ao lado da França para salvaguardar e reabilitar este património inestimável”.
De forma espontânea e através de plataformas digitais de crowdfunding, muitos europeus já se juntaram para darem o seu contributo. Menos de 24 horas depois de as chamas consumirem a Notre-Dame, o site “Dartagnans” já angariou mais de 40 mil euros através da campanha “Notre-Dame de Paris, je t´aime!”. O “Leetchi”, outra plataforma para recolha de fundos, já conseguiu mais de 20 mil euros.
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