MAR 2030 lança campanha criada e produzida pela The Empower Brands House

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“Peixe Português: nada melhor!”
MAR 2030 lança campanha criada e produzida pela The Empower Brands House
9 de Dezembro de 2024
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Sob o mote “Peixe Português: nada melhor!”, o MAR 2030, programa cofinanciado pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e Aquicultura (FEAMPA), acaba de lançar uma nova campanha publicitária.


Criada e produzida pela The Empower Brands House - empresa que detém marcas como o Imagens de Marca, o Brands Channel e a Brands Community - esta vaga de comunicação pretende valorizar o pescado selvagem certificado pela origem no mar português, a qualidade dos produtos da aquicultura nacional e os produtos da indústria transformadora do pescado. 


MAR 2030 lança campanha criada e produzida pela The Empower Brands House


A campanha apresenta um filme para televisão, de 45 segundos, e três declinações de 30 segundos, direcionadas para o digital, que tem Fátima Lopes como protagonista. De acordo com o departamento de conteúdos criativos da The Empower Brands House, “foi criada uma situação de uma consumidora normal, que chega à sua casa, tira os produtos que comprou e fala sobre eles e os seus benefícios”.


MAR 2030 lança campanha criada e produzida pela The Empower Brands House


Nas palavras de Dina Ferreira, gestora da autoridade de gestão do programa MAR 2030, em entrevista ao Imagens de Marca (que pode ver, na íntegra, abaixo), “o objetivo fundamental é chegar aos consumidores procurando dar informação que lhes permita fazer escolhas conscientes”.



Os portugueses são campeões de consumo de pescado ao nível da União Europeia e quase a nível mundial, e, portanto, é já uma preferência normal dos portugueses este tipo de produtos na alimentação. Nós não somos autossuficientes e importamos muitos dos nossos produtos. Aquilo que a campanha pretende trazer é a possibilidade de escolhermos produtos nacionais, evitando que se recorra tanto à importação”, acrescentou ainda.


Sobre a escolha de Fátima Lopes, Dina Ferreira esclarece: “Já tínhamos trabalhado com a Fátima no MAR 2020 e foi uma ligação de grande sucesso. A Fátima tem feito um trabalho notável de aproximação ao setor, sobretudo quando estamos a falar de pescadores. E, por isso, fazia todo o sentido manter a nossa ‘embaixadora’. Digamos que é um casamento feliz e uma capitalização também dos resultados das campanhas anteriores”.


Já para Fátima Lopes, também em declarações ao Imagens de Marca (que pode ver, na íntegra, abaixo), “este tipo de ideias têm que começar a ser rebatidas, porque efetivamente o planeta não aguenta a pressão que estamos a colocar sobre ele, e a parte alimentar é, sem dúvida, uma das origens de maior pressão”. “Nós temos todos que procurar fazer escolhas e ter comportamentos que sejam sustentáveis”, frisou, de seguida.



Ainda segundo a protagonista da campanha, é “mesmo fundamental” dar a conhecer toda a cadeia de valor do pescado em Portugal, uma vez que “ainda existe, às vezes, preconceito, outras vezes mesmo ideias erradas sobre algum do pescado”. “Percebe-se que, no momento da escolha, as pessoas ficam confusas”, destacou.


“Nem só o pescado selvagem é bom, e ele não é infinito. Ele começa a ser escasso e temos que o preservar. Portanto, a aquacultura também tem essa vantagem. Acaba por nos resolver este problema com qualidade e com segurança”, explicou ainda.


De notar que o programa MAR 2030 segue uma linha de continuidade do programa anterior, o programa MAR 2020, ainda que com medidas de apoio distintas. Neste caso, o mais recente programa visa apoiar investimentos de sustentabilidade das pescas, eficiência energética e descarbonização, biodiversidade, valorização dos produtos da pesca e desenvolvimento local, contribuindo especialmente para o objetivo “Portugal + Verde” e, com menor expressão, para o objetivo “Portugal + Próximo”.


A escolha da The Empower Brands House para a criação e produção desta campanha, segundo Dina Ferreira, prende-se também a uma continuidade da comunicação do MAR 2020. “No programa MAR 2020 já tínhamos trabalhado com a The Empower Brands House, em duas campanhas de publicidade. E esta iniciativa, que decorre agora já no programa MAR 2030, tem aqui a possibilidade de apresentar a nossa estratégia de comunicação, que está muito assente naquilo que são a capitalização de resultados, quer das campanhas de comunicação anteriores, quer dos apoios que atribuímos ao setor”, salientou.


Recorde-se que a The Empower Brands House ficou em quarto lugar no setor “Meios de Comunicação” do ranking setorial das empresas com melhor reputação em Portugal em 2024, realizado pelo Monitor Empresarial de Reputação Corporativa (Merco).


A liderar este ranking está o grupo Impresa, em segundo lugar está a RTP e a Media Capital aparece em terceiro. Atrás da The Empower Brands House está o Observador, que completa o top 5.



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