Manual para as marcas que querem sobreviver ao futuro

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2º dia LIONS Live
Manual para as marcas que querem sobreviver ao futuro
24 de Junho de 2020
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Manual para as marcas que querem sobreviver ao futuro
Ana Gaboleiro
Jornalista
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Nota da direção editorial: Ultrapassámos os nossos records de audiência em Televisão e Online nos últimos meses. Obrigado por ter estado connosco!

Agora, que começamos um novo ciclo, queremos continuar consigo e a tê-lo sempre ao nosso lado. Mais do que nunca é preciso estarmos juntos!


Igualdade, propósito e criatividade. O segundo dia do evento digital LIONS Live foi dedicado à forma como as marcas devem responder aos desafios de uma sociedade em mudança para sobreviverem a um futuro incerto. O mundo está a reagir à forma habitual de viver, conviver e estigmas sociais instalados durante décadas. Agora é tempo de ouvirmos o que as marcas têm para nos dizer. Mais: o que têm de fazer.  


Neste segundo dia, o Festival quis debater temas como a igualdade de género e o racismo mas também a relação com o planeta e a criatividade a ganhar asas em tempos de quarentena.  

 

Uma carta aos homens e mulheres brancos 


“O Apartheid era legal na África do Sul por isso fazia parte da sociedade. Na escola, por exemplo, as crianças negras tinham uma escola só para elas e recebiam uma educação diferente. As escolas não tinham infraestruturas. Num dia podiam ir para a escola e sentavam-se no chão, no outro podia ser numa cama”. Este o relato de Phumzile Mlambo-Ngcuka, subsecretária geral das Nações Unidas, diretora executiva da ONU Mulheres e presidente da Unstereotype Alliance.  

A ativista viveu de perto a luta contra o Apartheid ao ver o seu companheiro ser preso e vários amigos mortos.  


“Na África do Sul a maioria das empresas ficava à margem da discussão. O setor privado internacional era muito mais poderoso na forma como lutava contra o Apartheid ao colocar pressão nas organizações na África do Sul”, explica Phumzile em entrevista a Stephan Loerke, ceo da World Federal of Advertisers. 


Questionada sobre o momento que se vive no mundo com o movimento “Black Lives Matter”, a ativista deixa uma mensagem à humanidade: “as vidas negras importam nos EUA, importam no Reino Unido, no mundo...mudem-se a vocês mesmos e mandem uma mensagem às autoridades que precisam de a ouvir”. 


Phumzile apelou a que homens e mulheres brancos não desperdicem os seus privilégios na sociedade e os usem para o bem comum e referiu a importância de a indústria da publicidade ser catalisadora da mudança: “as marcas que estão à margem da discussão estão a perpetuar estereótipos. A diversidade e a responsabilidade são fundamentais e não há mais tempo ou paciência para mudanças graduais”.  

 

Como inovar com propósito 


A relação com o planeta é cada vez mais um fator determinante para a forma como os consumidores olham para as marcas.


Os microplásticos estão em tudo e em todo o lado. Oceanos, ar e ecoesfera, a difusão deste material tem uma longa história mas uma empresa procurou destruí-la.  

“Desde 1950 foram criados mais de 8300 biliões de quilos de plástico. É o suficiente para enterrar a cidade de Nova Iorque a 3 mil metros de profundidade. No último século foram produzidos mais de 70 mil a 100 mil químicos, estes químicos têm um impacto muito negativo nos trabalhadores, na comunidade e nos consumidores” explica a Dra. Rebecca Altman, sociologista ambiental.  


Evolved by Nature é uma nova empresa de química verde com uma visão para um futuro mais humano, sustentável, livre dos produtos químicos ocultos e nocivos que invadem as nossas vidas há anos. 

A empresa detém patentes que cobrem uma ampla variedade de composições moleculares da seda e continua a descobrir, desenvolver e comercializar novas aplicações para a seda natural, apoiada por uma crescente equipa de cientistas, engenheiros e outros especialistas. Atua na área do têxtil e produtos corporais.  


Nascida com um papel de propósito ativo, pretende orientar as marcas no desenvolvimento de soluções mais sustentáveis que procuram construir um movimento de saúde global.   

 

O “fora da caixa”: a salvação de marcas e agências 


Há quem diga que há uma “crise na criatividade”. A falta de investimento por parte das marcas, o futuro incerto das agências e a enorme revolução social, digital e empresarial que se vive podem ser determinantes. O momento é de desafios mas há quem tenha procurado a oportunidade no meio do caos.  


A AlmaBBDO deu a conhecer o filme “Catrentine”. Uma curta-metragem filmada inteiramente em casa em que um dia um criativo acorda e descobre que está a viver a vida de um gato. Com tempo para pensar sobre a situação, percebe como é emocionalmente trabalhar neste setor da criatividade e como podemos enfrentar as mudanças que um novo mundo apresenta.


Emocional, divertido e mágico conta com observações pessoais e uma visão otimista em relação ao futuro.  



Já a Grey lançou uma série global de 14 filmes que ganharam vida a partir do apartamento de Diego Medvedocky, presidente e cco da Grey Latam. Em isolamento, Diego sentiu a necessidade de criar algo diferente, simples e único. Contar a história de dois meses de isolamento de diversas pessoas em todo o mundo. Uma colaboração com o realizador Luis Aguer que deu origem a “Pandemos”. 

 

Já a plataforma online de video da China, iQIYI, quis melhorar a vida das pessoas durante a Covid-19. A rede criou uma série de programas e conteúdos diferenciadores para que a “vida à distância” fosse mais agradável, criativa e divertida.  

 

A Dentsu foi mais longe ao dar a conhecer a sua visão na era do propósito pós-social. A empresa partilhou alguns projetos e quer levantar a questão como alcançar o “salto quântico criativo” com ideias que realmente mudam a forma como as pessoas irão viver no futuro.  


Lions Creativity Report of the Decade Our: ranking global das agências 


A empresa pertencente à Omnicom BBDo teve duas agências nomeadas como Agências Regionais da Década pelo Cannes Lions: Colenso BBDo recebeu o prémio na região do Pacífico enquanto que a AlmaBBDO foi a vencedora para a América Latina.  




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