ghost image socials
Até às Estrelas Michelin
Makro apoia Chefs portugueses a chegar ao topo
11 de maio de 2018
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Makro apoia Chefs portugueses a chegar ao topo
Maria José Martins
Diretora Criativa de Conteúdos

Formada em Antropologia, conta com mais de duas décadas de trabalho na Comunicação Social como jornalista, criadora de conteúdos e autora de ficção. Curiosidade, experiência e imaginação são os ingredientes que não dispensa na vida… e na cozinha.

É uma história que pode passar despercebida à maioria dos portugueses mas que revela bem a preocupação de uma marca especializada no setor da hotelaria e restauração em criar uma relação de confiança com os seus parceiros e clientes. A cumplicidade entre a Makro e a alta cozinha já não é de hoje. Além de ser patrocinadora oficial do célebre Guia Michelin, há 28 anos que a Makro Portugal, filial do grupo alemão METRO, apoia a Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal nas competições internacionais ao mais alto nível.

“A Makro celebra, este ano, o 28º aniversário em Portugal e desde a primeira edição que estamos com o Chef cozinheiro do ano, que é muitas vezes a porta de entrada ou o caminho natural para a evolução para aquilo que será no futuro um Chef Michelin. Estamos também com outra prova, que é o Jovem talento da Gastronomia, e nós procuramos estar em todas as fases de desenvolvimento e de reconhecimento daquelas que são as etapas de um profissional deste setor. Apoiamos da forma mais natural, muitas vezes, que é facilitando produto para os alunos poderem experimentar, tocar, cometerem os seus erros, aprender e evoluir, e que parece um apoio incipiente mas não é, obviamente, porque é dar-lhes as ferramentas para eles puderem trabalhar, depois dando-lhes a disponibilidade de terem acesso também a provas internacionais e a ver outras coisas”, explica Sílvia Lopes, responsável do Departamento de Marketing e Comunicação da Makro Portugal.

Um trabalho de parceria que ajuda a confecionar: por um lado cozinheiros de excelência e, por outro lado, o desenvolvimento da oferta e serviços da marca. Através de um diálogo constante com os profissionais da gastronomia a marca vai transformando o seu sortido de marcas próprias e adaptando os produtos às necessidades dos Chefs.


Numa visita a uma das empresas, que é a maior empresa de transformação de bacalhau do mundo, a Riberalves, situada na Moita, Luís Carneiro, responsável pelo Departamento de Frescos, Ultrafrescos e Marcas Próprias mostrou in loco essa preocupação no terreno de identificar os melhores produtores e fabricantes de matéria-prima de excelência para criar soluções à medida dos Chefs.


Como se cria um produto para o Chef


Já todos reparámos que os bolos no restaurante deixaram de ter uma fatia triangular ou que a posta de bacalhau da mesa ao lado está exatamente igual à nossa. Eis um dos exemplos desta troca de ideias entre a Makro e os Chefs. “Nós trabalhamos uma gama abrangente de postas de bacalhau, todas elas foram desenvolvidas a pensar em clientes diferentes da horeca. Desde as postas longas à posta tradicional portuguesa, que é para um restaurante muito mais de gastronomia típica portuguesa, até aos lombos de catering que já tivemos oportunidade de ver aqui na fábrica. Os lombos são criados a pensar naquele tipo de cliente da hotelaria e restauração que quer servir uma posta exatamente semelhante a todos os seus clientes”, conclui Luís Carneiro, o responsável pelo desenvolvimento das marcas próprias da Makro Portugal.


O Cozinha com Amor mostra-lhe, em breve, no Imagens de Marca esta incursão pelo universo da Makro e dos parceiros que estão por detrás da receita de sucesso da marca, reconhecida por três anos incluindo 2017 como Melhor Grossista em Portugal nos Prémios Masters da Distribuição

Artigos Relacionados

fechar

fechar

Subscreva a nossa newsletter e receba no seu e-mail as notícias mais quentes da área.

Imagens de Marca Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Cristina Amaro Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.