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A edição do ‘Cannes Lions 2021’
continua a premiar o melhor que se tem feito no meio criativo na temporada de
2020/2021. Esta quinta-feira foram conhecidos mais alguns dos trabalhos
premiados pelo júri do festival, nomeadamente em mais sete categorias. Em
nenhuma delas foi, desta feita, premiada a criatividade de agências
portuguesas.
Neste quarto dia de festival, o
destaque vai para a campanha intitulada ‘Naming the Invisible by Digital Birth
Registration’, concebida pela Ogilvy Pakistan para a Telenor e que alcançou
agora o ‘Grande Prémio’ na categoria Mobile. Esta foi a segunda distinção desta
natureza alcançada pela campanha no ‘Cannes Lions 2021’, depois de ter ganho o
‘Grand Prix’ na categoria de Media.
Na categoria de Radio &
Audio, a mais alta distinção foi para o projeto ‘Sick Beats’, desenvolvido pela
agência de publicidade Area 23 para a Woojer. Projeto esse que tinha já
alcançado a mesma distinção na categoria de Pharma nesta edição do festival de
criatividade.
Em declarações ao Imagens de Marca, Eduardo Tavares, Creative Director de Craft & Design da agência, explica que “o mais importante dessa campanha é que ela vai muito além da publicidade e cria uma solução para um problema real, do dia dia, com o qual os miúdos que lutam contra tal doença tem de se submeter diariamente. O fato de transformar a pior parte do dia de uma criança em uma das mais divertidas, é definitivamente mágico. Além disso, é um projeto totalmente 360. Parte de um design de produto, utiliza inteligência artificial e faz uso de uma plataforma de entretenimento conhecida no mundo todo. Tudo voltado para criar uma experiência imersiva que se encaixa em Health e Farma como uma luva. Sempre com uma visão muito humana e próxima.”
A edição de 2021 do Cannes Lions está a trazer vários leões à Area 23: em Health and Pharma a agência ganhou um Grand Prix, 1 Leão de Ouro, 2 de Prata e 3 de Bronze, se tornando agência do ano na categoria. No restante festival o case 'Inevitable News' levou dois Leões de Prata em Print e PR, e três de Bronze em Design e Direct, respectivamente. E fechou a participação com mais um Grand Prix, um Leão de Ouro e um Leão de Prata em Radio & Audio, assim como Prata e Bronze em Brand Experience & Activation e ainda um Leão de Prata na categoria de Innovation.
No âmbito da Creative Business
Transformation, uma nova categoria que surgiu este ano para celebrar a
criatividade impulsionadora de negócios, a agência que mais se destacou foi a
Marcel Paris, através da campanha “Act For Food”, criada a pedido do Carrefour.
Em causa está um programa mundial que pretende promover a transição para um
modelo de alimentação mais saudável para o ser humano e mais sustentável para o
planeta.
Por sua vez, dois ‘Grandes
Prémios’ foram distribuídos no âmbito da categoria Creative eCommerce. O
primeiro foi para ‘Tienda Cerca’, concebida pela DraftLine Bogota para a AB
InBev, uma plataforma de comércio eletrônico hiperlocal que tem prestado apoio
a pequenas empresas e consumidores durante a pandemia. Também o case ‘Raising
Profiles’, da FCB Inferno London para a The Big Issue e para o LinkedIn, ganhou
o mesmo prémio.
Em Brand Experience &
Activation, o júri atribuiu, também, dois grandes prémios. É o caso de ‘True
Name’, pensada pela McCann New York para a Mastercard e que surgiu com o
objetivo de dar aos indivíduos transgénero ou não binários a possibilidade de
utilizarem o nome com o qual mais se identificam nos seus cartões de crédito. O
trabalho ‘Stevenage Challenge”, desenvolvido para o Burger King, também valeu à
agência David Madrid a distinção mais desejada nesta categoria.
Em Creative Effectiveness, esteve
em destaque uma das principais criações da Wieden + Kennedy Portland. É o caso
do projeto ‘Nike Crazy Dreams’, que foi eleito pelos jurados para receber o
‘Grand Prix’. Finalmente, em Innovation, o destaque vai para ‘Degree
Inclusive’, um projeto da Unilever com conceito criativo da Wunderman Thompson
Buenos Aires.
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