Newsletter
Pesquisa
Os
portugueses leem menos, cada vez menos.
E
se em França se leem em média 60 livros por ano, um português, “booklover” lê
em média 12, ou seja, feitas as contas um aficionado da leitura lê menos 48
livros por ano.
Este
é um desabafo partilhado por Inês Condeço, diretora de marketing da FNAC
Portugal, uma das principais revendedoras de livros nacionais e que partilha que
“o setor dos livros teve uma queda drástica durante a
quarentena, em mais de 60%” mas se Portugal já era um dos países na Europa que
menos lia, agora o cenário está ainda mais alarmante “em média cada português
lê um livro por ano”.
A propósito do Dia Internacional da Literacia que se celebra na próxima
terça-feira, dia 8 de setembro, a FNAC lançou um movimento para promover os
hábitos de leitura dos portugueses. O conceito desta campanha é simples e
dentro do contexto atual que todos vivemos, incentivar os portugueses a usar um
livro como se fosse uma máscara.
De forma a tornar este movimento o mais global possível todos os
leitores foram desafiados a postar nas suas redes sociais fotografias com a sua
“máscara literária”, utilizando os hashtags #bookmask e
#usoobrigatorio. Para promover esta missão, juntaram-se também alguns nomes
conhecidos do panorama cultural português como Ricardo Araújo Pereira, Ana
Bacalhau, João Tordo, José Luis Peixoto, Rita Redshoes, entre outros.
Esta é uma forma que a FNAC, impedida de realizar os seus
habituais eventos presenciais, encontrou para se tornar ainda mais próxima dos
consumidores e um passo para juntar no mesmo barco leitores, escritores ou
apenas amantes de livros.
Artigos Relacionados
A carregar...
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.