Newsletter
Pesquisa
Após a quadra natalícia, a maioria dos portugueses revelam-se caseiros na escolha do local para celebrar a passagem de ano. A maior parte dos inquiridos passa em casa (73%) e na companha da família (62%), refere o Observador Cetelem Natal 2019. Ainda assim, face ao ano anterior são mais os que pretendem festejar fora de casa.
A grande maioria dos portugueses (73%) prevê passar o fim de ano no conforto da sua casa, um valor 3% abaixo do ano passado (76%). Ainda assim, este ano, cresce a intenção por parte dos inquiridos de festejar a passagem de ano na rua ou numa festa. Segundo o Observador Cetelem Natal 2019, 19% dos portugueses pretende festejar fora de casa a entrada no próximo ano, um crescimento de 11 pontos percentuais face ao ano passado (8%). Entre os portugueses que dizem passar em casa, mais de metade celebra em casa própria (51%) e 21% em casa de familiares ou amigos. Dos que pretendem passar o final de ano fora, 4% vão passar num restaurante (tendo o valor subido relativamente ao ano passado, que se situava nos 2%) e 2% dos portugueses preferem celebrar num hotel ou noutro alojamento.
Em média cada agregado conta gastar 175€ com a celebração de Ano Novo, menos 3% do que em 2018 (181€).
Para além da tendência de festejar a chegada do novo ano em casa, os portugueses revelam preferir a companhia do seu agregado familiar nesta ocasião (62%). No entanto, 25% refere que irá passar com amigos e 33% refere ainda festejar com familiares que não pertencem ao seu agregado. Apenas 2% revelam passar o final de ano sozinho.
A faixa etária dos 18 aos 24 anos é a que pronuncia maior intenção de celebrar o final de ano com os amigos (51%).
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.