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Costuma dizer-se que há males que vêm por bem, mas
nunca bens que vêm por mal.
A verdade é que o desconfinamento está a tornar-se
na segunda opção. Os portugueses andavam deprimidos, com o lock down, solitários
por não ver a família, mas a verdade é que somando o sol, mais a vontade de sair de
casa, subtraiu-se a máscara e dividiu-se o gel desinfetante.
Não é bom. E quem o confirma é a Kantar, num estudo
realizado para a Centromarca
onde as conclusões sobre os primeiros tempos de desconfinamento, entre 3 e 17
de maio, mostram as primeiras oscilações de valores.
Durante o Estado de Emergência, 80,9% dos portugueses apresentava
elevada preocupação face à pandemia, com o Estado de Calamidade esse valor
desceu para 76,2%.
O impacto negativo na economia, é a principal justificação. Ir mais
vezes ao supermercado, mas encher menos o carrinho é a tendência do “novo
normal” e o possível colapso da segurança social e perda de emprego continuam
no topo das preocupações nacionais.
Segundo afirma Pedro Pimentel, Diretor-Geral da Centromarca “o
desconfinamento e uma maior mobilidade geram um comportamento de compra mais
próximo do que se verificava antes da pandemia. (…) É de salientar ainda que –
ao contrário do que se verificava até ao início desta crise – os portugueses
preferem realizar agora as suas compras nos dias de semana e não ao fim de
semana como anteriormente.”
Relativamente às férias, a realidade não é a mesma. Os portugueses mostram
preferência por sair de casa, mas continuar no país, com vista a “diminuir os
gastos na área da restauração e em bares, bem como em atividades de lazer”.
Pedro Pimentel, explica “uma parte substancial da população ainda
apresenta algum receio de regressar a atividades de consumo fora do lar.
Acreditamos que é importante manter um comportamento prudente e responsável,
mas que é necessário amenizar medos excessivos que podem dificultar o regresso
e atrasar a necessária recuperação económica do País”.
Este estudo incluiu uma amostra de 4.000 lares, em Portugal Continental,
e que analisou as compras das 20 primeiras semanas de 2020.
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