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Um pouco por todo o
mundo vemos lançamentos de coleções sustentáveis, seja na designada fast
fashion seja mesmo nas marcas de luxo. O tema da sustentabilidade tornou-se na
maior “tendência” do ano com as marcas a falarem para uma geração que quer que
uma das indústrias mais poluentes do planeta se reinvente.
A ideia de
desenvolver linhas eco-friendly tem vindo a nascer um pouco por todo o setor,
como é o caso da Brownie. A RELOVE é uma coleção que nasceu da necessidade de
transformação que o consumidor tem vindo a exigir, mas também de um processo
interno de consciencialização sobre as consequências para o planeta, as
empresas e as pessoas.
“Desenvolver uma
coleção orgânica foi o mote para o processo. A nossa aposta em ser uma marca
comprometida com o meio ambiente passou obrigatoriamente por disponibilizar
peças que cumprem requisitos de sustentabilidade, não só através da origem
(materiais), mas também através dos processos de produção”, explica em
entrevista ao Imagens de Marca, Irene Framis, marketing & communications
manager da Brownie Spain.
A marca espanhola
conta atualmente com 30% da coleção sustentável mas o objetivo é chegar aos 60%
nos próximos cinco anos. Mas a sustentabilidade vai para além das próprias
coleções, começa dentro da empresa, numa clara sensibilização dos
colaboradores.
“Internamente
estamos a promover um programa de pequenas ações diárias que podemos
implementar para promover hábitos mais amigos do ambiente, não só nas nossas
fábricas e armazéns, mas também nas lojas Brownie”, acrescenta a responsável da
marca.
Uma marca jovem,
sustentável e internacional
A Brownie é uma
marca jovem pensada para conquistar a geração Z e Millennial. Talvez por isso a
sua missão tenha de estar em linha com os valores destes jovens considerados mais
amigos do ambiente.
“Esta geração
procura marcas com que se identificam, não só pelo estilo mas também pelos
valores”, explica-nos Irene Framis. “Mais do que uma tendência, a
sustentabilidade é uma necessidade real e um novo modo de vida. O impacto da indústria
têxtil no nosso planeta é demasiado alto e, como marca de moda, sentimos a
obrigação de fazer algo para enfrentar a crise climática que estamos a viver,
promovendo a mudança”.
Apesar de ter
nascido em Espanha, a Brownie tem vindo a apostar na expansão no mercado
português. Desde a primeira abertura de loja no Norteshopping, no Porto, a
marca conseguiu conquistar os consumidores nacionais.
Atualmente com sete
pontos de venda no país, cinco em Lisboa e dois no Porto, a Brownie diz ter
vontade em continuar a investir no mercado nacional.
“O nosso principal
objetivo agora é fortalecer a cumplicidade entre a marca e o público português.
Queremos consolidar-nos enquanto marca de referência para todas as mulheres
jovens que procuram um estilo feminino e urbano”, refere-nos a responsável.
Acabada de aterrar
no México, o segundo mercado internacional da marca, a Brownie olha para 2021
como o ano certo para ganhar “asas” e ir ao encontro da internacionalidade. A
marca quer voar até França, onde irá abrir quatro pontos de venda em fevereiro,
e a partir de junho a viagem faz-se até ao Chile.
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