“Mais do que uma tendência, a sustentabilidade é um novo modo de vida”

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A moda está em mudança
“Mais do que uma tendência, a sustentabilidade é um novo modo de vida”
15 de Dezembro de 2020
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“Mais do que uma tendência, a sustentabilidade é um novo modo de vida”
Ana Gaboleiro
Jornalista
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Um pouco por todo o mundo vemos lançamentos de coleções sustentáveis, seja na designada fast fashion seja mesmo nas marcas de luxo. O tema da sustentabilidade tornou-se na maior “tendência” do ano com as marcas a falarem para uma geração que quer que uma das indústrias mais poluentes do planeta se reinvente.


“Mais do que uma tendência, a sustentabilidade é um novo modo de vida”


A ideia de desenvolver linhas eco-friendly tem vindo a nascer um pouco por todo o setor, como é o caso da Brownie. A RELOVE é uma coleção que nasceu da necessidade de transformação que o consumidor tem vindo a exigir, mas também de um processo interno de consciencialização sobre as consequências para o planeta, as empresas e as pessoas.


“Desenvolver uma coleção orgânica foi o mote para o processo. A nossa aposta em ser uma marca comprometida com o meio ambiente passou obrigatoriamente por disponibilizar peças que cumprem requisitos de sustentabilidade, não só através da origem (materiais), mas também através dos processos de produção”, explica em entrevista ao Imagens de Marca, Irene Framis, marketing & communications manager da Brownie Spain.


A marca espanhola conta atualmente com 30% da coleção sustentável mas o objetivo é chegar aos 60% nos próximos cinco anos. Mas a sustentabilidade vai para além das próprias coleções, começa dentro da empresa, numa clara sensibilização dos colaboradores. 


“Internamente estamos a promover um programa de pequenas ações diárias que podemos implementar para promover hábitos mais amigos do ambiente, não só nas nossas fábricas e armazéns, mas também nas lojas Brownie”, acrescenta a responsável da marca.


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Uma marca jovem, sustentável e internacional


A Brownie é uma marca jovem pensada para conquistar a geração Z e Millennial. Talvez por isso a sua missão tenha de estar em linha com os valores destes jovens considerados mais amigos do ambiente.


“Esta geração procura marcas com que se identificam, não só pelo estilo mas também pelos valores”, explica-nos Irene Framis. “Mais do que uma tendência, a sustentabilidade é uma necessidade real e um novo modo de vida. O impacto da indústria têxtil no nosso planeta é demasiado alto e, como marca de moda, sentimos a obrigação de fazer algo para enfrentar a crise climática que estamos a viver, promovendo a mudança”. 


Apesar de ter nascido em Espanha, a Brownie tem vindo a apostar na expansão no mercado português. Desde a primeira abertura de loja no Norteshopping, no Porto, a marca conseguiu conquistar os consumidores nacionais.


Atualmente com sete pontos de venda no país, cinco em Lisboa e dois no Porto, a Brownie diz ter vontade em continuar a investir no mercado nacional.


“O nosso principal objetivo agora é fortalecer a cumplicidade entre a marca e o público português. Queremos consolidar-nos enquanto marca de referência para todas as mulheres jovens que procuram um estilo feminino e urbano”, refere-nos a responsável.


Acabada de aterrar no México, o segundo mercado internacional da marca, a Brownie olha para 2021 como o ano certo para ganhar “asas” e ir ao encontro da internacionalidade. A marca quer voar até França, onde irá abrir quatro pontos de venda em fevereiro, e a partir de junho a viagem faz-se até ao Chile.  



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