Newsletter
Pesquisa
Faça parte do futuro do Imagens de Marca
O rigor, a relevância e a criatividade estão
presentes nos conteúdos que disponibilizamos sem restrições, porque o
jornalismo é um veículo fundamental para a economia do país.
Apoie a missão de empoderamento das marcas,
das empresas e das pessoas: faça parte da nossa comunidade.
Em média, os inquiridos no âmbito deste estudo dizem seguir
30 entidades distintas.
O hábito de seguir marcas ou
empresas através das redes sociais está bastante generalizado entre os
portugueses com perfil criado nestas plataformas. A conclusão deriva de um
estudo recente da Marktest, que revela que mais de metade dos portugueses que usam
redes sociais dizem seguir marcas e empresas.
“Segundo os dados da edição deste
ano do estudo ‘Os Portugueses e as Redes Sociais’, […] 55,1% dos utilizadores
de redes sociais em Portugal assume acompanhar a atividade de marcas e empresas
nas redes sociais, o que representa um acréscimo de 3,5 pontos percentuais face
aos dados de 2020”, revela a empresa especializada em estudos de mercado, em
comunicado.
Em média, os inquiridos no âmbito
deste estudo dizem seguir 30 entidades distintas – entre empresas,
instituições, marcas e grupos de interesse. Face aos resultados de 2020, os
utilizadores portugueses de redes sociais seguem agora, em média, mais seis entidades
do que no ano passado.
À semelhança do que aconteceu no
ano anterior, o Facebook mantém-se como a rede social mais relevante para
seguir marcas, embora tenha perdido quota para o Instagram. “Enquanto o número
de referências ao uso do Facebook para seguir marcas ou empresas recuou de
83,5% para 78,1% entre 2020 e 2021, no Instagram esse indicador cresceu de
55,4% para 65,8%”, esclarece a Marktest na mesma nota.
Já no que toca às atividades mais
seguidas, o sector da “Restauração e Culinária” é aquele que atrai mais fãs nas
redes sociais, com um total de 56% de referências por parte dos inquiridos. Efetivamente,
o ranking das marcas mais seguidas pelos utilizadores de redes sociais em
Portugal é liderado por duas insígnias de Grande Distribuição: o Continente (16,7%
de referências) e o Lidl (10%). O pódio ficada fechado com a Nike, indicada por
9,1% dos seguidores de marcas e empresas nas redes sociais.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.