Newsletter
Pesquisa
Faça parte do futuro do Imagens de Marca
O rigor, a relevância e a criatividade estão
presentes nos conteúdos que disponibilizamos sem restrições, porque o
jornalismo é um veículo fundamental para a economia do país.
Apoie a missão de empoderamento das marcas,
das empresas e das pessoas: faça parte da nossa comunidade.
55,2% dos consumidores
inquiridos afirma ter sido alvo de uma tentativa de burla online e 33,6% admite
já ter sido vítima de um cibercrime.
As conclusões são do estudo sobre
Segurança Online efetuado no âmbito do Dia Mundial do Consumidor, que se
assinala hoje. O estudo conclui ainda que 71% dos inquiridos sabe identificar
um esquema de burla como os SMS e e-mails fraudulentos, os esquemas de pishing e os esquemas de sistemas de pagamento eletrónico mas há vários tipos de
ataques informáticos que são ainda desconhecidos para a maioria da população,
como o Ransomware, o roubo da conta de WhatsApp ou o SIM card swap.
Só 43,4% dos inquiridos admite
utilizar redes seguras e apenas 49,9% afirma aceder a sites seguros. A
utilização de uma VPN, alterar regularmente as passwords e guardá-las num
gestor próprio são os métodos de proteção mais frequentes entre os inquiridos.
Não partilhar passwords com terceiros e ter o programa de antivírus atualizado
foram também alguns dos cuidados mais apontados.
Questionados se saberão
reconhecer uma situação de risco, as respostas analisadas apontam para a
existência de alguma iliteracia digital. A maioria dos inquiridos diz ignorar
ou apagar mensagens e e-mails fraudulentos, mas há ainda quem confie nestes
contactos e, inclusive, quem responda (13,5%).
A solução passa por apostar na
literacia digital em Portugal e por denunciar este tipo de ataques no Portal da
Queixa, algo que apenas 6% dos consumidores diz fazer.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.