Mais de metade dos consumidores globais quer que a IA faça compras por si

Pesquisa

Estudo
Mais de metade dos consumidores globais quer que a IA faça compras por si
1 de Outubro de 2025
Mais de metade dos consumidores globais quer que a IA faça compras por si
Mais de metade dos consumidores globais quer que a IA faça compras por si
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Mais de metade dos consumidores globais quer que a IA faça compras por si
Em destaque
Artigo - Lateral textoArtigo - Lateral texto
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Artigo - Horizontal topo textoArtigo - Horizontal topo texto

É o que revela a 9.ª edição do estudo global The Future Shopper Report, desenvolvido pela VML e baseado num inquérito a mais de 25 mil pessoas em 16 países.


A Inteligência Artificial (IA) está a ganhar cada vez mais protagonismo na experiência de compra dos consumidores, mas muitas marcas ainda não correspondem às suas expectativas.


Segundo o relatório, mais de metade dos consumidores gostaria de contar com um agente de IA capaz de realizar compras em seu nome. Apesar do interesse, a experiência de compra digital ainda deixa a desejar: 45% dos consumidores admitem abandonar frequentemente o carrinho de compras online devido a fricções ou dificuldades durante o processo.


O estudo mostra que a IA já influencia significativamente o comportamento dos compradores: 68% dos inquiridos afirmam já ter utilizado ferramentas de IA durante a sua jornada de compra, enquanto 52% se mostram entusiasmados com a possibilidade de um assistente automatizado a fazer compras por eles.


No entanto, a personalização continua a ser um ponto crítico. Embora 63% dos consumidores considerem que recomendações personalizadas os ajudam a descobrir novos produtos, 45% afirmam que a maioria das marcas falha na aplicação efetiva dessa personalização. “O ‘The Future Shopper Report’ 2025 é um alerta para as marcas e retalhistas elevarem a fasquia. Os consumidores exigem omnicanalidade, entregas mais rápidas, experiências sem fricção e personalização relevante, tudo fatores que são potenciados pela emergência da IA”, afirma Gonçalo dos Santos Rodrigues, Diretor de Consultoria e Tecnologia da VML Portugal, citado no comunicado enviado às redações.


O relatório aponta ainda mudanças no comportamento de compra. Embora os marketplaces continuem a ser importantes, a sua preferência caiu de 29% para 22% face a 2024, enquanto os motores de busca ganharam relevância na fase de pesquisa, possivelmente impulsionados pela integração da IA.


A insatisfação com a experiência online é visível em outros indicadores: 50% dos consumidores sentem que as empresas não compreendem as suas necessidades nos canais digitais e 58% desejam passar da inspiração à compra o mais rapidamente possível, numa tendência que a VML designa como “compressed commerce”.


Gonçalo dos Santos Rodrigues acrescenta ainda que “com um Route-to-Market crescentemente complexo, veloz e fragmentado, é imperativo repensar os fundamentos da chegada ao mercado e a experiência do consumidor nos diferentes canais, para se manter a relevância na era da IA”.

Em destaque
Artigo - Horizontal Final do artigoArtigo - Horizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Mais de metade dos consumidores globais quer que a IA faça compras por si

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Mais de metade dos consumidores globais quer que a IA faça compras por si

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile