
Newsletter
Pesquisa

Os dados do estudo Basef Banca, da Marktest, relativos a 2025, mostram uma melhoria face ao ano anterior. Ainda assim, 41,4% dos bancarizados afirmam ter reduzido a poupança, enquanto os jovens dos 15 aos 24 anos são os que mais referem estar a poupar mais.
Poupar menos do que anteriormente continua a ser a realidade mais comum entre os portugueses com conta bancária. Segundo os dados do estudo Basef Banca, da Marktest, relativos ao final de 2025, 41,4% dos inquiridos afirmam ter poupado menos, apesar de se registar uma melhoria face aos 45,7% contabilizados em 2024.
Em sentido contrário, a percentagem de portugueses que conseguiu aumentar a poupança subiu de 17,6%, em 2024, para 19,5%, em 2025. Já 31,5% afirmam ter mantido o mesmo nível de poupança, enquanto 7,6% não sabem ou não respondem.
Jovens mostram maior capacidade para poupar mais
A análise por faixa etária revela diferenças no comportamento de poupança. Entre os indivíduos com conta bancária dos 15 aos 24 anos, 34,9% afirmam poupar mais do que anteriormente. Entre os maiores de 64 anos, essa percentagem desce para 13,3%.
Os dados apontam, assim, para uma maior proporção de jovens a reportar um reforço da poupança, embora não permitam, por si só, determinar as razões para esta diferença.
Os resultados foram divulgados pela Marktest a propósito do Dia Mundial da Poupança, assinalado a 31 de outubro, e recuperam os dados do fecho de 2025 do estudo Basef Banca.
Artigos Relacionados
fechar

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.