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Ainda assim, 79% dos inquiridos
acha possível ser sustentável durante a época natalícia.
A grande maioria dos portugueses considera
que a época do Natal é um período de consumo excessivo e, também, que a sustentabilidade
fica em segundo plano nesta altura do ano, revela o estudo do Observador
Cetelem Natal 2021.
De acordo com o estudo, 79% dos
portugueses considera que é possível ser sustentável durante o período festivo,
embora para 82% dos inquiridos no âmbito deste estudo esta vertente da sustentabilidade
seja deixada “em segundo plano” nesta quadra. Isto porque, para nove em cada
dez consumidores, a época do Natal é um período caracterizado pelo excesso de
consumo.
Regra geral, os indivíduos com idades
compreendidas entre os 18 e os 44 anos são os que mais acreditam que o Natal
pode ser sustentável (84%). Os que menos acreditam nesta premissa são os mais
velhos, na faixa etária dos 65 aos 74 anos (70%).
Com o objetivo de tornar a quadra
natalícia mais sustentável, três quartos dos portugueses (75%) assume vir a adotar
algumas medidas nesse sentido. Os mais jovens, entre os 18 e os 25 anos, são os
que mais se preocupam em adotar pelo menos uma medida de caráter sustentável (60%).
A reutilização dos enfeites de
Natal (44%), a reutilização da árvore de Natal artificial (36%), a reutilização
de sacos para utilizar nas suas compras (24%), a compra apenas de coisas essenciais
(23%), e a reutilização de papel de embrulho e de laços (21%) foram as ações
sustentáveis mais referenciadas pelos portugueses, de acordo com o Observador
Cetelem.
Quanto à participação em
iniciativas solidárias, um terço dos portugueses admite fazê-lo, mas os
indivíduos entre os 35 e os 44 anos são os que mais aderem a este tipo de ações
(40%). A título de exemplo, 13% afirma que costuma comprar postais ou cartões
de Natal da UNICEF, ao passo que 11% participa na iniciativa “Pai Natal
Solidário” e outros 10% compra produtos solidários em que uma parte reverte
para instituições.
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