Maioria dos portugueses considera que sustentabilidade fica em 2.º plano no Natal

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Observador Cetelem Natal 2021
Maioria dos portugueses considera que sustentabilidade fica em 2.º plano no Natal
10 de Dezembro de 2021
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Ainda assim, 79% dos inquiridos acha possível ser sustentável durante a época natalícia.


A grande maioria dos portugueses considera que a época do Natal é um período de consumo excessivo e, também, que a sustentabilidade fica em segundo plano nesta altura do ano, revela o estudo do Observador Cetelem Natal 2021.


De acordo com o estudo, 79% dos portugueses considera que é possível ser sustentável durante o período festivo, embora para 82% dos inquiridos no âmbito deste estudo esta vertente da sustentabilidade seja deixada “em segundo plano” nesta quadra. Isto porque, para nove em cada dez consumidores, a época do Natal é um período caracterizado pelo excesso de consumo.


Regra geral, os indivíduos com idades compreendidas entre os 18 e os 44 anos são os que mais acreditam que o Natal pode ser sustentável (84%). Os que menos acreditam nesta premissa são os mais velhos, na faixa etária dos 65 aos 74 anos (70%).


Com o objetivo de tornar a quadra natalícia mais sustentável, três quartos dos portugueses (75%) assume vir a adotar algumas medidas nesse sentido. Os mais jovens, entre os 18 e os 25 anos, são os que mais se preocupam em adotar pelo menos uma medida de caráter sustentável (60%).


A reutilização dos enfeites de Natal (44%), a reutilização da árvore de Natal artificial (36%), a reutilização de sacos para utilizar nas suas compras (24%), a compra apenas de coisas essenciais (23%), e a reutilização de papel de embrulho e de laços (21%) foram as ações sustentáveis mais referenciadas pelos portugueses, de acordo com o Observador Cetelem.


Quanto à participação em iniciativas solidárias, um terço dos portugueses admite fazê-lo, mas os indivíduos entre os 35 e os 44 anos são os que mais aderem a este tipo de ações (40%). A título de exemplo, 13% afirma que costuma comprar postais ou cartões de Natal da UNICEF, ao passo que 11% participa na iniciativa “Pai Natal Solidário” e outros 10% compra produtos solidários em que uma parte reverte para instituições.

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