Newsletter
Pesquisa
Numa era cada vez mais digital, na qual os computadores, smartphones e outros dispositivos tecnológicos fazem parte integrante do dia a dia dos portugueses nas mais diversas áreas de atividade, a educação não é exceção.
De acordo com dados do Observador Cetelem, marca do grupo BNP Paribas Personal Finance, que analisou as ferramentas tecnológicas como métodos de ensino, neste regresso às aulas, 83% dos educandos utilizam o computador para estudar ou fazer trabalhos de casa, enquanto 45% recorrem também ao smartphone e 32% ao tablet.
Além disso, os resultados mostram, ainda, que 6 em cada 10 educandos utilizam os dispositivos diariamente para atividades escolares. No que respeita à capacidade para colocar em uso os dispositivos de forma eficaz, 96% dos encarregados de educação afirmam que o educando possui capacidades suficientes, lê-se num comunicado enviado às redações.
No que diz respeito ao ensino digital, menos de 15% dos encarregados de educação consideram que as escolas estejam preparadas ou equipadas para o ensino digital e apenas 42% dizem que o educando está preparado para o ensino digital.
Relativamente à preparação dos educadores em apoiar os alunos com as ferramentas digitais, metade assegura estar apta para prestar o apoio necessário. Já quando questionados sobre o impacto da digitalização do ensino nos educandos, 47% dos encarregados de educação consideram que o impacto é positivo para o seu bem-estar.
Por outro lado, os encarregados de educação apontam as distrações em casa como uma das principais dificuldades que os estudantes podem ter com o ensino digital (34%), seguindo-se a falta de motivação (19%) e a falta de interação social (18%). No entanto, a maioria (55%) dos educadores acredita que a digitalização melhora o desempenho escolar.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.