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O calor chegou e, para muitos, é altura de férias. Mas antes do merecido descanso, vale a pena refletir sobre a relevância e o contributo das ideias e da criatividade para a comunicação das marcas.
Mesmo com o fim de mais um Festival de Cannes, que há muitos anos se estabeleceu como o festival da criatividade e das ideias, apesar de muito invadido pelas grandes companhias tecnológicas e consultoras, devemos ter em mente estas questões.
Numa era em que toda a atenção parece estar orientada para a conversão, para a eficiência e para a otimização dos processos de comunicação assentes, fundamentalmente, nos resultados de curto prazo, é crucial não esquecer que o cerne da comunicação assenta - e continuará a assentar - na força das ideias, na sua relevância e diferenciação, no poder da mensagem, em resumo, no conteúdo.
A tecnologia, a exploração e utilização da DATA, os algoritmos e automação, a maior e melhor exploração e utilização das audiências, são fatores críticos da nossa indústria mas, sobretudo, a eficiência. A relevância está na oferta e no conteúdo, verdadeiros motores para uma comunicação mais eficaz e com maior impacto.
Por isso, investir na qualidade das ideias e dos conteúdos, tendo sempre presente a perspetiva de médio e longo prazo na construção e valorização das marcas é hoje, mais do que nunca, essencial para o sucesso e para o retorno de investimento, seja numa vertente mais imediata ou de prazo. Investir no conteúdo significa trabalhar bons briefings e insights, dedicar tempo, atenção e recursos, arriscar e ser disruptivo nas ideias e na sua materialização, ser consistente mas irreverente, ser relevante para o target, inovar e ser inteligente na forma e, ainda, investir em produção de qualidade que potencie e destaque a boa ideia e as boas histórias.
Descurar ou subvalorizar esta componente significa hipotecar os resultados, comprometer a eficácia e a diferenciação e, no limite, enfraquecer o futuro.
A chave do sucesso está na combinação e no efeito multiplicador das vertentes: conteúdos/ ideia e otimização/ medição/ eficiência/ tecnologia/ automação. O conteúdo é determinante para os resultados, podendo e devendo retirar insights através da exploração da DATA. Hoje mais do que nunca o Mad Man tem de trabalhar em conjunto com o Math Man.
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