Newsletter
Pesquisa
Chama-se LX Tattoos e é o mais recente projeto da Câmara Municipal de Lisboa (CML). Foi desenvolvido em parceria com a agência criativa Leo Burnett e quer eternizar o amor pela capital portuguesa através de tatuagens.
“Nasceu do olhar para a cidade e perceber os pequenos detalhes. Com este projeto tentámos valorizá-los”, conta Lucas Yu, diretor criativo da Leo Burnett e um dos responsáveis da iniciativa, em entrevista ao Imagens de Marca.
Por “detalhes” entende-se a calçada portuguesa. Um ícone nacional que nasceu em 1948, considerado Património Cultural Imaterial da Humanidade, e que está visivelmente presente debaixo dos nossos pés quando passeamos pelas várias cidades de norte a sul de Portugal.
Foram precisos seis meses de pesquisa e trabalho até à data do lançamento do projeto. Durante este período, a equipa responsável debruçou-se não só na vertente visual e na projeção criativa mas também, juntamente com a CML e com a Associação da Calçada Portuguesa, na pesquisa histórica e no processo de trabalho dos calceteiros da época.
“O conceito nasce da História e do trabalho do Gil e de toda a equipa”, revela o diretor criativo da Leo Burnett. Gil Santos, diretor de arte da agência criativa, salienta, em entrevista, o contributo de todos os envolvidos. Desde a parte artística da Unidade de Coordenação Territorial da Câmara Municipal ao trabalho dos cinco estúdios e seis tatuadores.
“Vamos agarrar numa arte que está em ascensão, que é a tatuagem, e usá-la para enaltecer outra, que já não está tão evidenciada. E nós queremos evidenciar a calçada portuguesa”, partilha Gil Santos. “Lisboa é uma cidade que deixa marca”, acrescenta.
As influências árabes da Praça dos Restauradores, as tágides e as sereias da Praça de Camões, e os signos do zodíaco da Praça do Império são apenas alguns exemplos do que pode passar do “tapete de pedra” (como o The New York Times apelidou à calçada portuguesa) para a pele de quem visita ou mora na cidade de Lisboa.
Dave Santos, Douglas Cardoso, Gonçalo Santos, Igor Gama, Inês Gonçalves e Miguel Brum são os artistas que lhe vão “deixar marcas” na pele.
A agenda está aberta até ao final do ano e as marcações podem ser feitas no site da LX Tattoos ou no perfil de Instagram do projeto.
No vídeo acima, pode ver a entrevista a Lucas Yu e Gil Santos, onde ambos exploram a visão criativa do projeto e mostram um pouco daquilo que é o "portefólio".
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.