Newsletter
Pesquisa
A presença de turistas em Lisboa tem sido uma realidade cada vez mais natural para os habitantes desta cidade. Mas este crescimento do setor do turismo na capital portuguesa tem trazido grandes consequências para os moradores: desde os recorrentes despejos de que alguns destes foram alvo, ao aumento dos preços das habitações e à sobrelotação dos transportes públicos, o turismo tem afetado em larga medida a vida dos habitantes.
Porém, segundo um estudo da Intercampus, 89% dos residentes de Lisboa reconhecem as consequências positivas do turismo para a cidade. Isto porque, para os lisboetas, o aumento da afluência de turistas para a capital nacional contribuem para a melhoria da imagem da cidade e do país a nível internacional, o desenvolvimento da atividade económica da cidade e a reabilitação e preservação do património da mesma.
De acordo com os resultados publicados neste estudo, os habitantes consideram que Lisboa tem tido um desenvolvimento positivo propiciado pelo fortalecimento do setor do turismo. De facto, o desenvolvimento da economia (71%), o aumento do comércio (30%) e as oportunidades de emprego crescentes (14%) são as principais mais valias apontadas pelos lisboetas.
Aliás, a grande maioria habitantes totais da capital reconheceram também que o turismo trouxe “mais vida” à cidade (85%), sendo que o crescente número de turistas que visitam a cidade tem uma influência bastante positiva na imagem de Lisboa para estes residentes (32%).
E sendo que uma boa parte dos inquiridos considera reagir positivamente quando se fala em turismo (85% do total de residentes), havendo apenas uma pequena percentagem que evita as zonas mais turísticas da capital (22%), verifica-se que 84% da totalidade destes residentes considera ser prestável relativamente aos estrangeiros que passam por Lisboa.
Mas apesar de todas os benefícios do crescente turismo apontados pelos lisboetas, estes apontam a precária situação do mercado imobiliário, o aumento do preço do alojamento e do custo de vida, bem como do tráfego, da circulação automóvel e do ruído, como as principais consequências do desenvolvimento deste setor.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.