
Newsletter
Pesquisa

A distinção agora atribuída reconhece também, na pessoa da homenageada, o contributo consistente e transversal do Turismo de Portugal para a promoção do enoturismo enquanto produto âncora da oferta turística nacional.
A Vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal com o pelouro do Marketing e Promoção Internacional foi a personalidade do ano homenageada pela Revista de Vinhos no âmbito da cerimónia anual “Os Melhores do Ano”, que decorreu no dia 6 de fevereiro, na Alfândega do Porto.
Entre as iniciativas destacam-se as campanhas internacionais de promoção turística que integram o enoturismo como elemento diferenciador do destino Portugal, como é o caso da “Portugal Is Art” e da “Portugal, uma receita por escrever”, onde também a gastronomia portuguesa ganha relevo. Isto a par de outras iniciativas que, fundadas na aposta de uma contínua articulação entre os agentes do setor do vinho e os agentes do turismo, têm conduzido ao crescimento e reconhecimento internacional do enoturismo português.
“É uma honra receber esta distinção, que reconhece a estratégia de promoção do Turismo de Portugal. Um trabalho que é obviamente coletivo e que tem permitido reforçar a notoriedade internacional de Portugal como destino de excelência, promovendo o território, a identidade e a autenticidade das experiências associadas ao vinho, ao enoturismo e à gastronomia”, afirma Lídia Monteiro, Vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, citada num comunicado de imprensa enviado às redações.
E continuou: “Destaco os protagonistas da grande mudança no enoturismo e na gastronomia do nosso país. É um grande prazer e razão de enorme motivação lidar com todos os profissionais que sustentam a cadeia de valor do enoturismo e da gastronomia. A esta geração de produtores e de chefs, de grande talento, de enorme esforço e de muita coragem, a minha profunda admiração”.
A par desta distinção, a edição de 2025 dos prémios da Revista de Vinhos destacou também produtores e vinhos de excelência. A Herdade do Sobroso foi distinguida como “Produtor do Ano”, pelo trabalho do casal Sofia Ginestal Machado e Filipe Teixeira Pinto na vasta propriedade de 1.600 hectares junto ao Alqueva. O prémio “Vinho do Ano” foi para o tinto Cartuxa Reserva 2019, da Fundação Eugénio de Almeida, um clássico do Alentejo elaborado a partir de Alicante Bouschet, Aragonez e Cabernet Sauvignon.
No capítulo dos fortificados, a Pereira d’Oliveiras recebeu a distinção “Produtor de Vinhos Fortificados do Ano 2025”, destacando-se pela coleção de exemplares centenários e pela forma como celebra o Vinho Madeira. A gama Douro Duas Quintas foi eleita “Marca do Ano”, enquanto o vinho Porta 6 2023, da Vidigal Wines, foi reconhecido como “Compra do Ano”.
De notar que este evento reúne, todos os anos, cerca de mil profissionais das áreas do vinho, do enoturismo e da gastronomia, afirmando-se como um momento privilegiado de encontro entre os principais agentes nacionais destas áreas estratégicas para o turismo português.
Artigos Relacionados
fechar

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.