Newsletter
Pesquisa
Os líderes portugueses subestimam a existência de crises reputacionais, segundo o primeiro Barómetro de tendências da Reputação Corporativa realizado em Portugal.
Metade dos inquiridos (51,3%) entende que é pouco provável as suas organizações serem afetadas por crises com impacto material, nos próximos três anos.
O Barómetro “O Presente e o Futuro da Reputação Corporativa em Portugal”, que reúne a opinião de quadros superiores de organizações de referência a operar em território nacional, revela ainda que a generalidade dos líderes portugueses (85%) reconhece a importância da reputação corporativa no sucesso das organizações, apesar da gestão deste ativo estar ainda a dar os primeiros passos.
O estudo, do Rep. Circle, a plataforma criada pela Lift Consulting para promover a reputação corporativa, que reúne dezenas de líderes empresarias e gestores nacionais, revela ainda alguma dificuldade em distinguir “Marca” de “Reputação” (61% dos inquiridos afirma que as duas áreas são geridas em simultâneo) e é evidente a inexistência de pessoas ou departamentos dedicados a esta área de atividade.
Por outro lado, apesar de ser comum encontrar nas organizações iniciativas de construção, melhoria ou proteção da reputação (76,3% dos inquiridos afirmam que a reputação corporativa é gerida de forma proativa), uma parte significativa das organizações consultadas não avalia a reputação corporativa. Exceção feita ao trabalho desenvolvido nas redes sociais, em que isso já acontece por força da sua natureza digital.
“A reputação corporativa é um ativo que exige uma gestão permanente e que traz grandes benefícios às organizações. Desde logo a estima, a admiração, a boa impressão e a confiança dos stakeholders. No fundo, um conjunto de perceções que contribuem para o valor da empresa e que, somados a comportamentos de apoio tais como o benefício da dúvida, ajudam as organizações a mitigar os efeitos de eventuais crises, em que as perceções das populações interessadas são colocadas à prova. O Barómetro que acabamos de apresentar demonstra que os líderes nacionais estão muito sensíveis para o tema, mas revela também que a gestão da reputação corporativa ainda não está devidamente consolidada nas organizações. Isto mostra a importância de prosseguirmos a discussão do tema e a partilha de melhores práticas”, explica em comunicado Salvador Cunha, presidente executivo da Lift Consulting e mentor do Rep. Circle.
O Barómetro foi desenvolvido a partir de um inquérito online, realizado entre os meses de maio e agosto, que contou com o contributo de 156 líderes portugueses, representantes de organizações públicas, privadas, sem fins lucrativos e setoriais.
Artigos Relacionados
A carregar...
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.