Líderes subestimam crises reputacionais

Pesquisa

Barómetro da Reputação Corporativa
Líderes subestimam crises reputacionais
19 de Novembro de 2019
Líderes subestimam crises reputacionais
Líderes subestimam crises reputacionais
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Líderes subestimam crises reputacionais

Os líderes portugueses subestimam a existência de crises reputacionais, segundo o primeiro Barómetro de tendências da Reputação Corporativa realizado em Portugal.

Metade dos inquiridos (51,3%) entende que é pouco provável as suas organizações serem afetadas por crises com impacto material, nos próximos três anos.

O Barómetro “O Presente e o Futuro da Reputação Corporativa em Portugal”, que reúne a opinião de quadros superiores de organizações de referência a operar em território nacional, revela ainda que a generalidade dos líderes portugueses (85%) reconhece a importância da reputação corporativa no sucesso das organizações, apesar da gestão deste ativo estar ainda a dar os primeiros passos.

O estudo, do Rep. Circle, a plataforma criada pela Lift Consulting para promover a reputação corporativa, que reúne dezenas de líderes empresarias e gestores nacionais, revela ainda alguma dificuldade em distinguir “Marca” de “Reputação” (61% dos inquiridos afirma que as duas áreas são geridas em simultâneo) e é evidente a inexistência de pessoas ou departamentos dedicados a esta área de atividade.

Por outro lado, apesar de ser comum encontrar nas organizações iniciativas de construção, melhoria ou proteção da reputação (76,3% dos inquiridos afirmam que a reputação corporativa é gerida de forma proativa), uma parte significativa das organizações consultadas não avalia a reputação corporativa. Exceção feita ao trabalho desenvolvido nas redes sociais, em que isso já acontece por força da sua natureza digital.

“A reputação corporativa é um ativo que exige uma gestão permanente e que traz grandes benefícios às organizações. Desde logo a estima, a admiração, a boa impressão e a confiança dos stakeholders. No fundo, um conjunto de perceções que contribuem para o valor da empresa e que, somados a comportamentos de apoio tais como o benefício da dúvida, ajudam as organizações a mitigar os efeitos de eventuais crises, em que as perceções das populações interessadas são colocadas à prova. O Barómetro que acabamos de apresentar demonstra que os líderes nacionais estão muito sensíveis para o tema, mas revela também que a gestão da reputação corporativa ainda não está devidamente consolidada nas organizações. Isto mostra a importância de prosseguirmos a discussão do tema e a partilha de melhores práticas”, explica em comunicado Salvador Cunha, presidente executivo da Lift Consulting e mentor do Rep. Circle.

O Barómetro foi desenvolvido a partir de um inquérito online, realizado entre os meses de maio e agosto, que contou com o contributo de 156 líderes portugueses, representantes de organizações públicas, privadas, sem fins lucrativos e setoriais.





Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

Líderes subestimam crises reputacionais

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Líderes subestimam crises reputacionais

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile