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No caminho que está a
trilhar para mudar o universo dos brinquedos e das brincadeiras infantis, a
LEGO decidiu encomendar um estudo sobre as atitudes nesse contexto e o impacto
nas futuras carreiras de meninos e meninas.
O estudo, realizado pelo
Instituto Geena Davis no âmbito do Dia Internacional das Meninas da ONU, mostra
que, apesar de vivermos um momento progressista, a verdade é que as meninas são
reprimidas por estereótipos de género profundamente enraizados na sociedade.
O site Fast Company partilhou
algumas conclusões desta análise, que incluiu quase 7 mil pais e crianças de 6
aos 14 anos da China, Japão, Polónia, Rússia, República Checa, Reino Unido e
Estados Unidos.
Por exemplo, para a maioria das
profissões criativas, os pais inquiridos imaginam um homem, independentemente
de terem um filho ou uma filha. Segundo o estudo, eles são quase seis vezes
mais propensos a pensar em cientistas e atletas do sexo masculino (85%) e não
feminino (15%). No caso das brincadeiras, 71% dos meninos afirmam que se preocupam
com o facto de serem intimidados ao se divertirem com brinquedos associados ao
outro sexo, enquanto apenas 42% das meninas têm o mesmo medo.
Por sua vez, a LEGO concluiu que
apenas 24% das meninas foram incentivadas a brincar com os populares tijolos de
plástico da marca, em comparação a 76% dos meninos. Para começar a mudar esta
realidade, a LEGO lançou uma nova campanha intitulada “Ready for Girls”, que
celebra precisamente a criatividade feminina.
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