
Newsletter
Pesquisa

A edição de 2026 abrange 50 escolas públicas em todo o país, 10 das quais já foram visitadas, estando outras 40 previstas até ao início do verão.
A KPMG Portugal está a realizar a maior edição de sempre do programa Cyber Day, um projeto nacional de formação em literacia digital e cibersegurança dirigido a crianças e jovens dos 6 aos 16 anos.
De acordo com a informação divulgada em comunicado, a iniciativa, lançada em Portugal em 2023, entra agora numa nova fase com uma parceria estratégica com a EPIS – Empresários pela Inclusão Social, que permitirá chegar a contextos socioeconómicos mais vulneráveis, do Minho ao Algarve, incluindo as Regiões Autónomas.
As sessões serão conduzidas por especialistas da área da cibersegurança da KPMG Portugal e incluem conteúdos pedagógicos adaptados a diferentes faixas etárias. Ao longo das formações, os alunos serão introduzidos aos fundamentos da segurança digital, exploram conceitos como inteligência artificial e deepfakes, aprendem a identificar vários tipos de ciberataques e estratégias de prevenção, e contactam com temas como literacia mediática, ciberbullying, exposição online e proteção da identidade digital.
Segundo a nota de imprensa, as sessões têm registado “níveis muito elevados de participação e envolvimento”, com os alunos a partilharem experiências, dúvidas e receios sobre o seu quotidiano digital, incluindo situações de exposição excessiva online, muitas vezes associadas à partilha de conteúdos feita pelos próprios pais.
Teresa Zagallo, diretora de Cibersegurança da KPMG Portugal e responsável pelo projeto, sublinha que “a aceleração tecnológica que estamos já a viver coloca às sociedades novos desafios de inclusão digital, em que a cibersegurança é uma das dimensões que requer capacitação dos cidadãos de todas as idades”.
A responsável acrescenta que começar esta capacitação pelas escolas “terá um efeito multiplicador imediato nas respetivas comunidades escolares”, uma das razões que levou a EPIS a associar-se à iniciativa.
Já Diogo Simões Pereira, diretor-geral da EPIS, destaca que a parceria surge da necessidade de preparar alunos, professores e comunidades para os desafios do ecossistema digital, afirmando que esperam que este ciclo do Cyber Day “tenha um impacto elevado nas escolas aderentes e possa ser replicado em próximos anos”.
Criado no ano letivo de 2022/2023, o Cyber Day começou com um número reduzido de escolas e colaboradores voluntários da área da cibersegurança. Em 2023, envolveu mais de 800 crianças em cinco escolas; em 2024, superou o milhar de alunos; e em 2025/2026 entra numa fase de expansão, com presença em dezenas de localidades de norte a sul do país.
A edição de 2026 passa ainda a integrar formalmente a iniciativa global 10by30 da KPMG, que tem como objetivo capacitar 10 milhões de jovens em situação vulnerável até 2030.
Artigos Relacionados
fechar

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.