Newsletter
Pesquisa
O objetivo é garantir transparência total sobre a vida útil das baterias de veículos elétricos e antecipar a regulamentação europeia sobre baterias.
A Kia Europe deu um passo na inovação da mobilidade elétrica ao iniciar o primeiro teste público de um “Passaporte de Bateria” a nível celular, tecnologia que permite monitorizar cada célula de uma bateria em tempo real.
Ao contrário dos sistemas de monitorização convencionais, que avaliam apenas módulos ou a bateria inteira, a tecnologia da Kia, segundo um comunicado de imprensa enviado às redações, recolhe e apresenta dados detalhados de cada célula, permitindo diagnósticos mais precisos, reparação individual de células, prolongamento da vida útil da bateria e valores de revenda mais elevados para veículos usados.
Hedrich, presidente e CEO da Kia Europe, afirma: “Ao testarmos o passaporte de bateria ao nível das células, estamos a recolher informações sobre um conjunto de benefícios que podemos oferecer aos nossos clientes. Além de vantagens como o prolongamento da vida útil da bateria, vai-nos permitir cimentar uma relação de confiança”.
Para o teste, a Kia enviou da Coreia para a Alemanha um Kia EV3 equipado com monitores celulares de bateria da Dukosi. Este sistema transmite dados em tempo real para o passaporte digital, permitindo que mecânicos, reguladores e outros utilizadores acedam imediatamente ao Estado de Saúde (SoH) de cada célula. O sistema é atualizado automaticamente após cada reparação, garantindo rastreabilidade e precisão contínuas durante toda a vida útil da bateria.
O projeto envolve uma iniciativa colaborativa europeia, com parceiros como a Universidade de Tecnologia de Delft, H.M.G., Hyundai Mobis e ARN, explorando a implementação do Passaporte de Bateria da UE em condições reais. Atualmente, este passaporte inclui mais de 100 atributos de dados, cobrindo segurança, desempenho e histórico de manutenção, e é considerado fundamental para reutilização e reciclagem de baterias, reduzindo desperdício e aumentando a sustentabilidade do setor.
Paralelamente, a Kia criou uma organização interna dedicada para desenvolver o seu próprio serviço de passaporte de bateria, em colaboração com parceiros de toda a cadeia de valor, visando tornar esta tecnologia um padrão de referência internacional. A empresa planeia disponibilizar o serviço a todos os modelos EV/HEV na Europa até fevereiro de 2027, antecipando os requisitos regulamentares da UE.
Com esta iniciativa, a Kia tem como objetivo transmitir maior transparência e confiança para clientes e profissionais e reforçar o compromisso da marca com sustentabilidade, economia circular e inovação tecnológica no setor da mobilidade elétrica.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.