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Trata-se do primeiro veículo da nova linha “Purpose Built Vehicle” (PBV) da marca e assinala a entrada da Kia no segmento dos veículos comerciais ligeiros em Portugal.
A Astara, representante da Kia no mercado nacional, anunciou o arranque da fase de pré-vendas do PV5, um novo modelo totalmente elétrico e adaptável a diferentes utilizações.
O PV5 chega com especificação L2H1 e duas variantes: “Passenger”, destinada ao transporte de passageiros, e “Cargo”, vocacionada para atividades profissionais e logísticas. As primeiras entregas a clientes estão previstas para o final de outubro.
De acordo com um comunicado da marca enviado às redações, o PV5 é o primeiro modelo a utilizar a nova plataforma elétrica dedicada “E-GMP.S” da Kia, que permite combinações flexíveis de carroçaria e soluções modulares. O veículo mede 4695 mm de comprimento e segue a filosofia de design “Opposites United” da marca, combinando elementos geométricos e linhas minimalistas.
Na “Passenger”, o motor de 120 kW (163 cv) proporciona uma autonomia anunciada de 412 km. O carregamento rápido de 10% a 80% é realizado em cerca de 30 minutos. O espaço de carga varia entre 1320 litros (com cinco lugares ocupados) e 2300 litros, mediante o rebatimento dos bancos. Uma futura versão de sete lugares está prevista.
A “Cargo” oferece um volume de carga de 4,4 m³ (2255 mm de comprimento, 1565 mm de largura e 1520 mm de altura) e carga útil de até 790 kg, dependendo da bateria. A variante de entrada está equipada com motor de 89,4 kW (122 cv) e autonomia de 297 km, enquanto a de maior capacidade mantém o motor de 120 kW e chega a 416 km.
Além disso, estão disponíveis duas capacidades de bateria: 51,5 kWh, exclusiva da versão “Cargo”, e 71,2 kWh, oferecida em ambas as variantes.
O modelo vem de série com sistema de infotainment composto por painel de instrumentos de 7,5 polegadas e ecrã central de 12,9 polegadas, compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, sistema Kia Connect, carregador sem fios para telemóvel, iluminação full LED e possibilidade de função Vehicle-to-Load (V2L).
O PV5 dispõe de atualizações remotas (OTA) para software e gestão de bateria, bem como de assistentes de condução e segurança de última geração. O interior inclui soluções modulares de arrumação e uma linha de cintura baixa para maior visibilidade.
Na construção, a Kia recorreu a materiais sustentáveis, como olefina termoplástica (TPO) para o piso, em substituição do PVC, e bio-poliuretano (PU) nos revestimentos dos bancos.
A marca refere ainda que, na vertente profissional, está a trabalhar com parceiros para integrar sistemas de recolha e análise de dados de utilização das frotas, permitindo manutenção preditiva, redução de custos e otimização de operações.
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