Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo positivo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
A
Kia Motors registou a sua maior quota de mercado de sempre na Europa, nos
primeiros oito meses deste ano. As vendas dos modelos híbridos
"plug-in" e elétricos dispararam e em Portugal já somam 1 em cada 4
vendas totais.
Segundo os
últimos dados revelados pela Associação
Europeia de Construtores de Automóveis (ACEA)*, relativos ao
acumulado de janeiro a agosto, a quota de mercado
da marca na Europa (que inclui os territórios da UE, EFTA e Reino Unido)
situa-se agora nos 3,6%, o
que representa um
aumento face aos 3,1% registados
em igual período de 2019.
Com 259 442
unidades vendidas na Europa entre
janeiro e agosto (-23,4% em relação ao período homólogo de 2019, que registou
vendas-recorde), a Kia ultrapassou a quota de mercado de várias marcas historicamente
consagradas na Europa. De referir ainda
que, desde o início do ano, o mercado europeu sofreu uma retração de -32,9% na
sua globalidade.
As
vendas de modelos eletrificados da Kia aumentaram significativamente nos
primeiros oito meses do ano, chegando às 68 611 unidades. Neste número
inclui-se a cada vez maior gama de grupos motopropulsores semi-híbridos (MHEV),
híbridos paralelos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e 100% elétricos (VE)
da marca. Este sucesso significa que os
eletrificados representam agora mais de um em cada
quatro automóveis (26,4%) vendidos pela Kia na Europa.
Emilio Herrera, chief operating officer da Kia Motors
Europe, refere em comunicado que “o mercado está a travar uma difícil luta
contra a forte quebra nas vendas provocada pelos efeitos da pandemia, e
a Kia não está imune a estes efeitos. No entanto, o
rápido crescimento das vendas dos nossos modelos elétricos e híbridos
contribuiu para que, nos primeiros oito meses deste ano, alcançássemos uma
quota de mercado que nunca até aqui conseguíramos atingir, graças à nossa
estratégia de longo prazo, que implica a disponibilização de uma vasta gama de
motorizações avançadas e eficientes. Isto oferece-nos sem dúvida uma forte base
para um crescimento sustentado assim que o mercado começar a recuperar”.
As vendas
dos dois modelos 100%
elétricos da marca, o e-Niro e o e-Soul, mais do que duplicaram face
ao período homólogo do ano anterior. Em 2020, a Kia já vendeu 20 649 VE na
Europa, contra 9303 nos primeiros oito meses de 2019. Como resultado, os
modelos deste tipo são agora responsáveis por 8% do total de vendas da marca no
mercado compreendido pela UE, EFTA e Reino Unido, número que irá sem dúvida
aumentar com a introdução de novos VE nos
próximos anos.
A procura pelas
versões eletrificadas do Niro (que inclui os modelos HEV, PHEV e EV) aumentou
também (para as 43 846 unidades, mais 12,7% em relação ao mesmo período do ano
passado), apesar da contração no mercado europeu. A gama de modelos Niro
eletrificados é agora a terceira mais vendida da Kia nesta região, à frente do
Stonic (35 950 unidades) e do Picanto (30 502 unidades) e atrás do Sportage (53
906 unidades).
Os modelos mais
vendidos da marca, a família Ceed, também registaram um crescimento este ano
(para as 71 500 unidades, face às 70 110 de 2019), graças ao lançamento do XCeed, do XCeed Plug-in Hybrid e da Ceed
Sportswagon Plug-in Hybrid, assim como à
introdução das novas motorizações semi-híbridas EcoDynamics+.
A tendência
internacional é também uma realidade no nosso país, onde as versões eletrificadas
representam igualmente cerca de um quarto do total das vendas. A Kia Portugal
lançou este mês a versão PHEV do XCeed, que se juntou à igual
proposta da Ceed Sportwagon, tornando ainda
mais diversa aquela que já era uma das gamas ecológicas e mais
extensas do mercado nacional.
Artigos Relacionados
A carregar...
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.