Newsletter
Pesquisa
É a segunda vez nos últimos dois anos que a Kia Motors Europe faz o lançamento europeu de um automóvel em Portugal. Depois do Rio ter sido apresentado à imprensa europeia em Sintra, foi o momento de colocar a rodar nas estradas algarvias o novo modelo do Ceed. Participaram neste test drive 26 países de onde vieram mais de 526 jornalistas, 120 clientes de frotas e pela primeira vez um elevado número de influenciadores de toda a Europa: ao todo 22 bloggers, entre estes, os portugueses Rui Unas e o piloto de resistência Filipe Albuquerque.
A marca já tinha feito uma primeira experiência com influenciers aquando do lançamento do Stinger o ano passado, e voltou agora a repetir o investimento neste tipo de target na estratégia de comunicação da terceira geração do Ceed com o objetivo de associar este modelo ao lifestyle. Artur Martins, vice-presidente de marketing da Kia Motors Europe, explicou ao Imagens de Marca que foi criado um roteiro específico para estes influenciadores e que decorreu em paralelo ao programa de test drive proporcionado aos jornalistas de informação automóvel. No Algarve, a marca investiu em experiências em restaurantes, bares e espaços que estão na moda e que promovem também Portugal lá fora através dos vídeos, fotografias e artigos que estes bloggers publicam nos seus países de origem e nos mercados mais importantes para a marca: Reino Unido, Alemanha, Espanha, França e Itália.
O “Tiger nose” que se quer impor na selva urbana
Nas cidades pode não parecer mas para além do rugido dos motores há uma “guerra” de grelhas silenciosa através da qual as marcas de automóveis lutam por se diferenciar e fixar na mente dos consumidores. É um dos aspetos do design exterior do automóvel mais desafiantes. Este “rosto” do carro - como lhe chama Peter Schreyer, presidente de design a nível mundial da Kia – é uma forte identidade visual das marcas nas estradas, uma imagem de marca altamente diferenciadora e que cria um elevado awareness. Basta pensarmos que quando olhamos para as grelhas de alguns automóveis temos uma consciência imediata de que marcas se tratam. A Kia começou há 10 anos a desenhar a sua grelha distintiva inspirada no nariz do tigre. Artur Martins, vice-presidente de marketing da Kia Motors Europe, refere que esta grelha é já hoje uma das caraterísticas mais visuais dos modelos da marca sul coreana.
Ceed ajuda Kia a fazer “ultrapassagem” na quota de mercado em Portugal
Na Europa, a Kia já representa 20% do volume global da marca e vai chegar pela primeira vez a meio milhão de carros. Portugal é um mercado pequeno, mas também está a crescer o dobro do mercado. Segundo João Seabra, diretor geral da Kia Portugal, o modelo Ceed tem sido um motor muito importante para este crescimento e com esta terceira geração a ideia é conseguir fidelizar clientes.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.