“Joy Rejuvenators” é a nova categoria de consumidores a que o luxo deve estar atento

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“Joy Rejuvenators” é a nova categoria de consumidores a que o luxo deve estar atento
24 de Outubro de 2023
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Atualmente, as mulheres são as que mais gastam nas principais categorias de luxo e parece estar a nascer uma nova franja de consumidoras: as “Joy Rejuvenators”.


Com o mercado do luxo em grande transformação, as marcas precisam de olhar para as características dos diferentes tipos de consumidores indo ao encontro das suas expetativas e necessidades.


Uma pesquisa realizada pela Havas Media Network explica que os compradores de luxo se dividem, geralmente, em duas categorias. A primeira é descrita como os “Opulent Enthusiasts” (Entusiastas Opulentos, em tradução livre), que veem os bens de luxo como símbolos de sucesso, valorizando a estética e a personalização. A segunda é a dos “Quality Connoisseurs” (Conhecedores de Qualidade, em tradução livre), que dão prioridade ao artesanato, aos materiais de alta qualidade, às histórias de marca e aos produtos duradouros.


Mas agora, com um maior poder de compra feminino, há uma nova categoria de consumidores a surgir: os “Joy Rejuvenators” (Rejuvenescedores de Alegria, em tradução livre). De acordo com o estudo da Havas Media Network, as marcas de luxo terão de reavaliar a sua compreensão de motivações de compra e perceber como se caracterizam estas consumidoras.


“As mulheres desenvolveram nova relações com o luxo e, por sua vez, as marcas de luxo têm de reconfigurar a forma como se relacionam com o grupo. À medida que os gastos masculinos são ultrapassados pelos gastos femininos, as marcas têm de repensar a forma como compreendem a categoria”, explica Cherry Collins, Global Strategy Partner na Havas Media Network.


Nas cinco principais categorias de luxo (moda e acessórios, beleza e cuidados pessoais, viagens e hotelaria, casa e design de interiores, alimentação e bebidas), as mulheres tendem a gastar mais em todas, exceto no que toca às viagens.


62% afirma comprar artigos de luxo para si próprias, em comparação com 46% dos homens. Mais de metade das mulheres dá prioridade às despesas emocionais e aos tais “vislumbres de alegria” na compra de itens de luxo. 33% afirma procurar inspiração para as suas compras nas redes sociais, seguidas dos sites das lojas, motores de busca e sites de estilo de vida e bem-estar.


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