Jovens LGBT+ não têm coragem de se assumir no trabalho

Pesquisa

LGBT+ and Friends Connect
Jovens LGBT+ não têm coragem de se assumir no trabalho
6 de Julho de 2018
Jovens LGBT+ não têm coragem de se assumir no trabalho
Jovens LGBT+ não têm coragem de se assumir no trabalho
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Jovens LGBT+ não têm coragem de se assumir no trabalho
Marco Silva
Coordenador Editorial Digital
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

Mais de metade (51%) dos jovens portugueses LGBT+ não assume a sua orientação sexual no local de trabalho porque tem medo de ser discriminado por parte das chefias e/ou colegas. A par disso, mais de um terço (37%) admite que ‘voltou ao armário’ quando entrou para o seu primeiro emprego.

Estes dados são divulgados por um estudo realizado pela Out Now para a Vodafone, que contou com a participação de mais de três mil jovens LGBT+ em 15 países, incluindo Portugal.

O survey conduzido por esta organização especialista em temas LGBT+ concluiu que mais de um terço dos inquiridos portugueses (35%) não assumiu a sua orientação sexual à chefia direta no seu primeiro emprego. Os dados revelam, ainda, que 59% dos entrevistados portugueses não se assume de todo quando entra para o mercado de trabalho, mas à medida que se vão sentido mais confiantes na sua profissão, começam gradualmente a assumir a sua verdadeira identidade. Já na universidade, 44% dos inquiridos afirma que se assumiu perante a maioria dos seus colegas.

76% dos Colaboradores LGBT+ já esconderam a sua orientação sexual no emprego pelo menos uma vez assim como 57% dos inquiridos afirma que já disfarçou a sua orientação sexual no emprego mais do que uma vez.

Já 49% afirma que, no seu primeiro emprego, ouviu alguns comentários negativos acerca da comunidade LGBT+ e que isso os fez sentir desconfortáveis em assumir-se perante todos, enquanto que 31% sente que foi menos produtivo na sua função porque não se sentia à vontade para assumir a sua orientação sexual.

Vodafone criou um programa para apoiar jovens LGBT+ no local de trabalho

Estes números, a par de testemunhos de Colaboradores LGBT+ de vários mercados onde a Vodafone opera, evidenciam a necessidade de as empresas desenvolverem programas de apoio focados neste tema, fomentando assim uma cultura corporativa em que todos podem ser livres e assumir a sua orientação sexual sem constrangimentos. É esta convicção que suporta o novo programa global da Vodafone – ‘LGBT+ and Friends Connect’.

O objetivo é recrutar e apoiar pessoas LGBT+ no seu primeiro emprego, assim como dotar as chefias de competências para conseguirem integrar da melhor forma estes profissionais nas suas equipas.

“A Vodafone não tolera qualquer tipo de discriminação dentro da sua Organização e orgulha-se de ter uma cultura de trabalho que promove oportunidades iguais, independentemente da origem, nacionalidade, sexo, crenças ou ideologias de cada um dos Colaboradores. É preocupante perceber que ainda há tantos jovens que têm de esconder quem são no local de trabalho, mas acreditamos que o programa agora lançado pode fazer a diferença. Ao formar os nossos Colaboradores em temas de Diversidade e Inclusão, estamos a contribuir para reduzir a discriminação no local de trabalho, especialmente para os milhares de jovens que estão a entrar no mundo laboral e que têm de se adaptar a uma nova realidade”, afirma Luísa Pestana, Diretora de Recursos Humanos da Vodafone Portugal.

O estudo completo realizado pela Out Now para a Vodafone nos países África do Sul, Alemanha, Austrália, Espanha, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia e Turquia pode ser consultado aqui.

A acompanhar este estudo foi realizada uma campanha que apela à diversidade no local de trabalho e tem com mote #belong.

Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Jovens LGBT+ não têm coragem de se assumir no trabalho

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Jovens LGBT+ não têm coragem de se assumir no trabalho

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile