Já viu o novo filme da Marinha Portuguesa?

Pesquisa

Vai querer alistar-se
Já viu o novo filme da Marinha Portuguesa?
17 de Maio de 2018
Já viu o novo filme da Marinha Portuguesa?
Já viu o novo filme da Marinha Portuguesa?
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Já viu o novo filme da Marinha Portuguesa?
Marco Silva
Coordenador Editorial Digital

A Marinha Portuguesa lançou um novo vídeo “Descobre o teu percurso na Marinha”, para apoiar as campanhas de recrutamento.

Dirigido aos jovens que cresceram com a internet no bolso e apresentam uma forte componente interativa, o filme permite-lhes a realização da recruta virtual na Escola de Fuzileiros, bem como a compreensão das distintas classes da Marinha.

O projeto procura partilhar a atratividade da carreira e contribuir para o conhecimento das várias áreas que os jovens podem desempenhar na Marinha.

Este novo vídeo é lançado quando está a decorrer, até ao dia 13 de junho, o concurso para mais de 119 vagas para a categoria Praças. Os jovens deverão ter no mínimo o 9º ano de escolaridade e podem candidatar-se a diversas áreas tais como Administrativos, Comunicações, Condutores mecânicos de automóveis, Eletromecânicos, Manobras, Operações, Taifa (que inclui vagas para Cozinheiros, Despenseiros, Padeiros) e Técnicos de Armamento.

O vídeo foi produzido e realizado pela I’M in Motion, produtora também responsável pelo programa Imagens de Marca. Raquel Ramos foi a guionista responsável por este projeto e explica-nos que “a necessidade que a Marinha nos passou, no fundo, foi a de chegar a um target muito particular. Todos nós, enquanto adolescentes, já tivemos essa experiência. Portanto a ideia foi criar algo que não fosse um mero filme, mas que tivesse essa componente de experiência e, sobretudo, de escolha. Porque de facto a escolha é um tema preponderante nesta idade, é a idade em que fazes uma escolha importante e determinante para o teu futuro.
A execução em si foi muito desafiante, mas muito divertida. Exigiu passarmos quase uma semana no mar embarcados numa fragata. Quase tudo o que se vê nos filmes faz parte de exercícios reais que estavam a decorrer. Toda a gente nos fez sentir como parte da equipa” – conclui.

Apesar da equipa de filmagens ter estado embarcada durante uma semana, o filme demorou um mês para ser rodado.

Ao Imagens de Marca o Comandante Santos Serafim, do Estado-Maior da Armada, explica que “o vídeo nasce no âmbito de um programa intersectorial de recrutamento e retenção da Marinha.

Após a realização de um estudo sobre as motivações dos jovens para seguir a carreira militar na Marinha, e as novas formas de comunicar com a Geração Z, “jovens que cresceram com a internet no bolso”.

O projeto procura partilhar a atratividade da carreira e contribuir para o conhecimento das várias áreas que os jovens podem desempenhar na Marinha.”

-Como é que foi a experiência de gravar este filme com a I´M in Motion?

Foi fantástica, a I´M in Motion é uma parceira de longa data, já em 2012 realizou o nosso filme institucional, que ainda hoje é uma referência para todos.

-Consegue contar-nos algumas curiosidades do próprio filme? Porque é que ele marca a diferença?

Não posso deixar de referir o embarque de uma semana a bordo da Fragata Francisco de Almeida com a equipa da I’M in Motion que rapidamente se tornaram verdadeiros lobos do mar

Por permitir aos jovens sentirem que estão a fazer uma recruta virtual na Marinha na primeira pessoa, e pela forte componente de interatividade, em vários momentos sentimos que estamos a fazer um jogo.

E ainda pela genuinidade dos testemunhos dos militares envolvidos nas filmagens e a linguagem de jovem para jovem.

-O filme aposta também numa grande componente interativa. É para captar os jovens de hoje? Como é que se consegue chegar à atenção destes jovens?

Sim. O filme aposta forte em fazer sentir que o jovem está a viver a experiência na Marinha. Essa é uma das mais valias, associada à capacidade de se colocar o filme em todas as plataformas atualmente seguidas pelos jovens, o que permitirá chegar a um público mais vasto. O poder das redes sociais foi tido em conta na realização deste filme e por serem também canais em que a Marinha tem uma forte presença. O filme é uma novidade que chamará ainda mais a atenção para os novos portais da Marinha (www.marinha.pt) e do Recrutamento da Marinha (http://recrutamento.marinha.pt/).

-É fundamental captar jovens para a Marinha? Como é que se comunica com estes jovens?

As pessoas são o elemento primordial da Marinha e nesse sentido é essencial o recrutamento e a captação do interesse dos jovens, é fulcral despertar o interesse, fomentar a vontade de servir Portugal no Mar. E numa época em que a informação e as tecnologias estão em constante mudança a comunicação com esta geração tem de ser rápida, cativante, mas também personalizada. O filme é um dos exemplos numa comunicação que tem de ser dinâmica.

-Qual a resposta que esperam depois da apresentação deste vídeo por parte dos jovens?

Esperamos sobretudo que os jovens conheçam melhor a sua Marinha, a Marinha de todos nós. Que lhes permita satisfazer a curiosidade das mais diversas áreas, por forma a permitir-lhes escolher uma carreira que mais se identifique com a sua personalidade.

Ao visualizarem o filme poderão imaginar-se no lugar daqueles marinheiros que dão o testemunho, que são os nossos militares, pessoas reais, como qualquer jovem e que assim possam perceber que nós somos como eles e eles também podem ser um de nós.


Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

Já viu o novo filme da Marinha Portuguesa?

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Já viu o novo filme da Marinha Portuguesa?

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile