Já são conhecidos os vencedores do Global Teacher Prize Portugal

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Edição de 2020
Já são conhecidos os vencedores do Global Teacher Prize Portugal
2 de Novembro de 2020
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Sónia Maria dos Santos Peres Moreira é a grande vencedora da edição 2020 do Global Teacher Prize Portugal.


A professora do Ensino Básico (1º Ciclo) no Agrupamento Escultor António Fernandes de Sá, concelho de Vila Nova de Gaia venceu a edição portuguesa daquele que é considerado o Prémio Nobel do Ensino. A profissional criou o COOPERA, uma iniciativa que tem como objetivo promover o sucesso escolar através de práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas.


A abordagem na condução das práticas educacionais baseia-se na metodologia ativa da Aprendizagem Cooperativa (AC) e aposta numa mudança de paradigma no contexto de sala de aula. A disposição do mobiliário altera-se criando-se diferentes espaços de aprendizagem dentro e fora da sala. As aprendizagens essenciais e as áreas de competências previstas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória são desenvolvidas com a utilização de diferentes métodos de Aprendizagem Cooperativa: Folha Giratória, Jigsaw, TGT, STAD, Telefone, Roleta, Learning Together, Mistura e Combina, Mesa Redonda, Pensar-Formar Pares- Partilhar. Esta metodologia está a ser disseminado com sucesso por várias escolas em diferentes regiões deste país.

A professora vai receber um prémio de 30 mil euros, ficando ainda com acesso facilitado à próxima edição mundial do prémio. A esta quantia em dinheiro – que o regulamento prevê que seja utilizado sobretudo na ampliação do impacto do projeto vencedor -, junta-se um pacote de ofertas especiais que os parceiros do GTP Portugal oferecem a todos os finalistas da edição deste ano.

Este prémio anual tem como parceiro principal a Fundação GALP e o apoio da Delta e da Federação Portuguesa de Futebol. Além da distinção principal, a iniciativa apresenta diversas menções honrosas.

Num ano tão atípico como este 2020, e tendo em conta o período histórico de confinamento. em que os professores foram – mais do que nunca – colocados à prova, a organização entendeu criar, a título excecional, um prémio extra, uma Menção Honrosa, para “reconhecer todo o trabalho dos docentes e comunidades educativas desde a suspensão das atividades letivas presenciais”.


Esta Menção Honrosa destina-se a Ângela Morais, Docente de Educação Musical no Colégio Atlântico no Seixal, que iniciou as aulas síncronas a 13 de março de 2020. Começou por solicitar tarefas onde os seus alunos sentiram a verdadeira importância da música nas suas vidas, bem como dentro do seio familiar. No entanto e recorrendo ao uso da palavra MISSÃO, o grande desafio da Professora Ângela surge com o convite para integrar o corpo docente do #estudoemcasa (Telescola).


A metodologia está centrada nos alunos, que trabalham colaborativamente entre si de acordo com as capacidades e o ritmo de cada um com vista às aprendizagens e resolução dos problemas. Constroem aprendizagens contextualizadas de acordo com a temática do projeto, onde todas as áreas do conhecimento estão interligadas com recurso às novas tecnologias de informação e comunicação e das ferramentas digitais.


Destaque também para a Menção Honrosa Sustentabilidade Social, criada pela Fundação Galp, e entregue a Ana Maria David Nano Mendes, do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, Concelho de Vila Nova de Famalicão. Ensina Educação Moral e Religiosa Católica a mais de 200 alunos do 5º ao 9º ano e Educação Ambiental a alunos com necessidades educativas especiais. A professora aposta numa  metodologia assente em aprendizagens baseadas em projetos (Problem Based Learning) para todos os discentes, tendo como aliados os alunos com adequações curriculares significativas de diferentes faixas etárias (alunos de Educação Especial), que participam nos projetos, permitindo uma aprendizagem mais enriquecida para todos.


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