Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
Há mais de 30 anos que se tenta fazer um estudo de audiências para a publicidade exterior e só
em 2021 se conseguiu.
Após um trabalho que demorou quatro anos, a consultora PSE obteve a indicação de estudo
oficial, por parte da CAEM, a entidade que regulamenta os estudos de audiência em Portugal,
com efeitos desde 1 de janeiro de 2021.
Em comunicado, a PSE, afirma que neste momento o estudo português é talvez o mais avançado do mundo, porque é o único que
tem dados diários e a fornecer resultados semanais, em contínuo. "Para conseguir fazer este
estudo foi necessário aliar a moderna tecnologia dos smartphones, modelos de econometria
espacial, sistemas de informação geográfica, análises de ciência de dados, desenvolvimento de
APPs e ainda estudos de mercado" - lê-se no documento.
A PSE afirma que utiliza um painel de indivíduos com uma amostra de 2500 membros, que
representam a população com 15 e mais anos do Universo em estudo. É solicitada formalmente
a instalação de uma APP nos telemóveis dessa amostra. Que vai monitorizar a sua posição
geográfica em cada momento, 24 horas por dia, 7 dias por semana, bem como dar informação
de perfil e de meio de locomoção.
São ainda auditadas todas as posições publicitárias e calculadas as suas áreas reais de visibilidade, uma a uma. E
depois aplicar um algoritmo de visibilidade que separa quem passa, de quem efetivamente olha
para o suporte publicitário através da utilização do algoritmo ROUTE.
É nosso convidado nesta Newsroom Nuno Santos, Chief Analytics Officer, da PSE, para nos falar acerca deste estudo que há 3 décadas era aguardado no mercado português.
Artigos Relacionados
A carregar...
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.