Newsletter
Pesquisa
No dia Nacional da Energia trazemos-lhe a história da Picma, uma startup incubada no Vodafone Power Lab que traz uma solução que a startup afirma que tem potencial para conquistar o mercado das energias renováveis.
Chama-se Coulomb e é um dispositivo que recorre à inteligência artificial para monitorizar em tempo real a produção de energia dos painéis fotovoltaicos. Segundo a empresa só ao fim de algum tempo é que os donos de paneis solares percebem que têm painéis sujos ou avariados e pela altura em que esse défice de produção é percecionado já foi perdido muito dinheiro em produção energética.
Diogo Arreda e Bruno Figueiredo são cofundadores da Picma e explicaram-nos que devido ao pó, areia ou até painéis partidos e avariados podem existir défices de produção de energia que chegam aos 70%. O seu sistema é uma pequena caixa que é aplicada nos painéis solares e que junta numa plataforma, que pode ser acedida através de um portátil, tablet ou smartphone, informação em tempo real acerca da energia que está a ser produzida pelos painéis solares.
Uma aplicação da Internet das Coisas (IoT) que permite aos utilizadores diagnosticar e corrigir de forma rápida o que antes demorava semanas a perceber. Os responsáveis pela empresa explicaram-nos que através da inteligência artificial conseguem associar um défice de produção a um “sintoma”.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.