Newsletter
Pesquisa
“Nos anos 60 dizia-se que não se podia confiar em ninguém acima dos 30. Nos yuppie 80´s e fin de siècle 90´s, acima dos 40 todos eram considerados damaged goods para o fast moving corporate market. Se alguma vantagem há nesta nova época em que tudo acontece ao mesmo tempo sem ordem pré-determinada, como consequência do humor dos deuses, é que tudo está verdadeiramente misturado”, começa por nos explicar Pedro Pires.
O presidente do Clube de Criativos de Portugal (CCP) diz que o novo preto é o arco-íris, os novos novos são os velhos e afinal o tempo não é mesmo linear.
Este é o tema do XX Festival do CCP que, este ano, faz uma homenagem ao presente e ao futuro.
“Vamos homenagear aqueles que há pelo menos 20 anos contribuem de forma definitiva para a nossa identidade coletiva criativa e artística, para aqueles que perderam o bilhete de identidade ainda em crianças e que não se lembram de olhar para as horas quando o mundo diz que se está a fazer tarde. Mas também vamos olhar para o futuro ao eleger o melhor trabalho de 2017/18, avaliado por alguns dos melhores profissionais portugueses”, explica o responsável.
Mas é no Mercado de Santa Clara, mais precisamente no espaço tradicionalmente ocupado pela Feira da Ladra, que se vai concentrar este ano o centro de todas as atividades do XX Festival do CCP – VI Semana Criativa de Lisboa.
Pedro diz mesmo que esta é “a maior operação de sempre do CCP” onde há espaço para tudo: conferências, mesas redondas, workshops, masterclasses, exposições, feira criativa e música.
“A criatividade não é prerrogativa de um determinado escalão etário, o passado é que é bom (há quase 20 anos que navegamos em nostalgia como forma de tentar equilibrar a desmaterialização progressiva do mundo), velhos são aqueles que assim se sentem e no futuro vivemos todos para sempre”, acrescenta o criativo.
Um mercado criativo que se vai instalar entre os dias 16 a 18 de maio na Feira da Ladra, em Lisboa, que dá lugar à Feira Criativa. Aqui irão reunir-se 30 dos mais interessantes projetos de empreendedorismo criativo nacional, desde a moda ao design, da joalharia ao artesanato.
O espaço vai contar ainda com Food Trucks, música, diversas ativações e ainda a Shortlist, a exposição dos 20 anos de Grandes Prémios e muitas outras ações.
Um evento para todos que quer unir a comunidade criativa em torno do tema “Isto não é para velhos”.
“Temos de ter a certeza que vivemos num mercado que não despreza a História mas sim a celebra efusivamente e coloca no centro do palco aqueles que com o seu enorme talento e dedicação nos fizeram um dia pensar que queríamos estar aqui. E este XX aniversário vai ser um sítio bom para se estar, se com eles estivermos”, conclui Pedro Pires.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.