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Os investimentos
publicitários a nível global vão diminuir cerca de 42 mil milhões de dólares em
2020 (mais de 37 mil milhões de euros) devido à recessão económica desencadeada
pela pandemia da COVID-19. Em 2021 prevê-se uma recuperação de 6,1%.
Os dados são de um recente relatório realizado pela Magna, a
unidade de dados e análise do grupo IPG Mediabrands, que se centrou nas
previsões referentes à evolução do mercado publicitário na fase pós-pandemia.
Segundo a análise, os investimentos globais de publicidade vão diminuir cerca
de 7%, com um forte declínio de 16% nos meios não digitais (TV, imprensa,
rádio, “out of home” e cinema), que será atenuado pela estabilidade dos
formatos digitais (mais 1%).
“Os investimentos em televisão
vão diminuir 12% este ano, devido sobretudo ao cancelamento de muitas campanhas
televisivas e ao adiamento de grandes eventos desportivos. Prevê-se uma redução
em imprensa de 32% e em rádio de 15%. A publicidade out-of-home, o canal
mais dinâmico pré-COVID é prejudicado pelo declínio acentuado nas movimentações
de veículos e pessoas, além da queda da procura de anunciantes locais e
nacionais, originam uma quebra de cerca de 22% com o segmento dos transportes a
sentir descidas ainda mais profundas. O encerramento das salas de espetáculo
fará com que a publicidade no cinema diminua 40% este ano”, lê-se no relatório.
No entanto, parece haver vida depois da pandemia. Com a
recuperação da economia global (o PIB real irá crescer 5,8% de acordo com o
FMI) e com realização de grandes eventos desportivos, como os Jogos
Olímpicos de Verão e o Campeonato Europeu de Futebol, prevê-se que haja uma
recuperação nos orçamentos de marketing e nos investimentos e publicidade. A
Magna espera, por isso, que os investimentos publicitários globais cresçam 6,1%
para 573 mil milhões de dólares (mais de 510 mil milhões de euros). Ainda
assim, o mercado global permanecerá com 9 mil milhões de dólares (cerca de 8
mil milhões de euros) a menos do que no período pré-Covid-19.
Natália Júlio, Diretora da Magna Portugal, explica-nos em
entrevista quais são as previsões concretas para o mercado português em 2020 e
2021. Assista à conversa no vídeo acima.
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