Newsletter
Pesquisa
O Instagram arrecadou o maior número de referências neste critério, seguindo-se do WhatsApp e, por fim, do Facebook.
A edição de 2024 do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, realizado pela Marktest, revelou que o Instagram passou a ser a rede social mais utilizada em Portugal, destronando o Facebook neste critério, pela primeira vez.
Segundo os resultados, citados em comunicado enviado às redações, o Instagram arrecadou 34,2% de referências, seguindo-se do WhatsApp com 27,2% e o Facebook, que não foi além dos 20,9% de referências. A queda do Facebook neste critério foi ainda mais significativa este ano que no ano passado, ao ser ultrapassado pelo WhatsApp.
Embora esteja a ser utilizado com menos frequência, o Facebook continua, ainda assim, a ser a rede social com maior penetração em Portugal, dado que quase 90% dos portugueses que utilizam redes sociais tem conta criada no
Facebook. Nas posições seguintes surgem o WhatsApp (88,3%) e o Instagram (82,1%).
Além disso, apesar da tendência geral de quebra nos últimos anos, o Facebook ainda é uma rede social relevante para os portugueses, mantendo-se como a rede com maior notoriedade espontânea top of mind (ou seja, a primeira referência dada pelos entrevistados) no estudo, com 59,4% de respostas.
Este valor representa, porém, uma quebra face aos 64,5% registados em 2023. Em sentido contrário, o Instagram, que este ano obteve 31,2% de primeiras referências espontâneas, apresenta-se em crescimento. A larga distância encontramos o WhatsApp, o X (antigo Twitter) e o TikTok.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.