Inovar é preciso!  Mas como criar uma cultura de inovação?

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Inovar é preciso! Mas como criar uma cultura de inovação?
2 de Maio de 2025
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Maria José Martins
Diretora Criativa de Conteúdos
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Num mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, a inovação tornou-se um fator decisivo para o sucesso de marcas e empresas. Inovar não significa apenas criar produtos ou serviços, mas também melhorar processos, encontrar soluções mais eficientes e oferecer experiências diferenciadas aos consumidores.


Empresas que investem em inovação conseguem destacar-se da concorrência, adaptar-se rapidamente às mudanças do mercado e criar valor para os seus clientes. Além disso, conseguem atrair talentos qualificados e fidelizar consumidores. Mas como se constrói uma cultura de inovação dentro de uma organização? 


Para José Faria, Head of Area-Financial & Stores Services Financial da Worten Resolve, é importante estimular a formação e o acesso ao conhecimento e, neste sentido, a marca tem um conjunto de processos internos onde fomentam a ida a mercados mais maduros como os EUA, Espanha, Inglaterra e França, onde se fazem algumas análises de benchmarking e, por outro lado, têm parcerias estratégicas com algumas universidades. 


No caso da Whirlpool, estamos a falar do setor dos eletrodomésticos, com muitos anos de história, que surgiu com o advento da eletricidade para trazer mais conveniência aos consumidores. Foi nesse contexto que nasceu o propósito de inovação da marca, baseado, desde o início, na escuta ativa dos consumidores e orientado pelo princípio de criar um mundo mais sustentável, segundo explica Nuno Costa, diretor de marketing da marca em Portugal.


A experiência de Marta Vicente, Head of Marketing & Digital Experience da ok! seguros, mostra que é importante criar um ambiente que permita testar e reconhecer que o caminho para o sucesso tem falhas. Uma visão assente num princípio de “fail fast”, para aprender rapidamente, é uma das pedras basilares do processo de inovação da marca. São contributos muito relevantes partilhados em mais um episódio da série CEO – Conversas Entre Organizações, que já está disponível aqui.

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