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“Ao
longo dos seus 25 anos de atividade, a Sociedade Ponto Verde tem aumentado o
seu contributo para o conhecimento científico e para o processo de gestão
e desenvolvimento de novas soluções para as empresas embaladoras".
É assim que Ana
Isabel Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, dá a conhecer a estratégia
da empresa numa altura em que a sustentabilidade faz parte do léxico da maioria
dos consumidores. Talvez por isso a marca tenha agora apostado na remodelação
do site Ponto Verde Lab, plataforma digital que tem como objetivo promover o reforço de investimento
nas áreas de I&D aliadas ao Ecodesign, na cadeia de valor das embalagens e
resíduos de embalagens.
A ideia é desafiar
não só os agentes da cadeia de produção, mas também a Academia e
profissionais de outras áreas, a desenvolverem embalagens mais sustentáveis e
com maior potencial de reciclabilidade após o consumo. Face às crescentes
exigências no campo da reciclagem de embalagens e da economia circular, tornou-se
essencial uma aposta reforçada na Inovação através do desenvolvimento de uma
estratégia que potencia as áreas de Prevenção e de I&D, sob uma marca única.
"A reformulação que estamos
agora a fazer no projeto Ponto Verde Lab é uma evolução natural que vai
responder de acordo com as novas políticas de sustentabilidade, acelerando a
inovação, a disrupção e a evolução do setor, em conjunto com os nossos vários
parceiros", acrescenta Ana Trigo Morais em comunicado.
O objetivo do Ponto Verde Lab é contribuir de forma efetiva para a
obtenção de conhecimento, de novas atualizações na área das embalagens e
resíduos, através da promoção e apoio financeiro à execução de estudos e
projetos I&D, potenciando a exploração de oportunidades de incorporação de
materiais reciclados, passando pelo desenvolvimento e testes a novas embalagens
de materiais alternativos, até à logística e novos modelos de negócios.
Esta nova estratégia traduz-se agora no renovado site do Ponto Verde
Lab, que integra também o programa de aceleração Re-Source. Em colaboração com a consultora de inovação colaborativa Beta-i, este
programa de inovação aberta desafia start-ups de todo o mundo a colaborar com a
SPV na criação de projetos-piloto que visem aumentar as taxas de reciclagem
junto dos consumidores e dar origem a novas soluções para categorias
específicas de resíduos.
Uma vez que o universo da I&D possibilita a conceção de novos
métodos de reciclagem de embalagens que contribuem para o desenvolvimento de
uma indústria mais forte e coesa em Portugal, esta estratégia está alinhada com
a apostada Sociedade Ponto Verde na inovação do setor, algo que tem vindo a
fazer desde a sua criação, em 1998, e que resultou desde então na alocação de
mais de 11,5 milhões de euros para apoiar dezenas de projetos e envolvendo mais
de 80 parceiros neste objetivo.
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