Informação vs Conhecimento

Pesquisa

A opinião de Joana Carravilla
Informação vs Conhecimento
21 de Setembro de 2020
Informação vs Conhecimento
Informação vs Conhecimento
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Informação vs Conhecimento
Joana Carravilla
Country Manager Iberia da Elife

Nota da direção editorial:

O jornalismo positivo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.

Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.


Há uns dias, o World Economic Forum publicava resultados de um estudo da Ipsus que dizia que 9 em cada 10 pessoas querem um Mundo que seja mais justo e igualitário, depois da Covid-19. 


Assim, no imediato, partilho em absoluto com esse desejo. Mas, enquanto aceno em concordância com esta afirmação, surgem-me algumas questões: o que querem exatamente dizer com "mais justo e igualitário"? 


Estes dois adjetivos - justiça e igualdade -  aliados à "Liberdade" têm sido as premissas da Era da Informação que desde os Anos 2000 tem como bastião assegurar o acesso à Informação ao maior número de pessoas possível, através da Internet.


Apesar de ainda estarmos longe do Internet for All, a maioria da população (59% segundo o estudo da We Are Social de janeiro de 2020) está, sem sombra de dúvida, com mais acesso à informação. Mas será isto sinónimo de mais conhecimento? 


Por vezes pergunto-me de que nos serve ter tanta informação? Informação ao segundo, ao minuto, em vários ecrãs, das mais variadas fontes, oficiais e não-oficiais.

De que serve tanta informação se ela é gerada pela pressão de gerar informação? Se é comunicada irrefletidamente, sem validação. E se, da mesma forma que é propagada é desmentida e rapidamente substituída por uma "nova verdade"... que também ela terá um prazo de validade curto.


Esta reflexão leva-me de volta ao estudo da Ipsus e a malfadada Covid-19. 


Não estão cansados de verem os Governos e Entidades oficiais um pouco por todo o Mundo a serem escravos da partilha de informação? Diariamente, tenham ou não o que dizer, precisam de falar, de argumentar, de recomendar, de impor. Já podem dizer o que quiserem pois no dia seguinte podem vir a público, com a mesma cara, sem qualquer remorso ou peso de consciência, desmentir o que disseram na véspera, dar novas e opostas orientações, negar o que haviam afirmado… E nós aceitamos! Só não podemos é "ficar sem informação"!


E vivemos assim: Verdades, desmentidos, boletins informativos, correções aos boletins informativos, números a subir, a descer, aumentar, a estagnar, a Norte, a Sul, mais novos, mais velhos….

Resultado: vivemos num alvoroço, estamos inseguros, stressados e com medo e sem capacidade de conseguir tomar uma decisão com um mínimo de certeza do que estamos a fazer. 


É verdade que o acesso à informação é sinónimo de justiça e igualdade. Mas não estará a febre de ter mais e mais informação a minar o nosso conhecimento? 



Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

Informação vs Conhecimento

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Informação vs Conhecimento

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile