Newsletter
Pesquisa
A Escolha do Consumidor desenvolveu um estudo que avalia o impacto do aumento dos preços no quotidiano dos portugueses.
"Preocupação", "pessimista", "péssimo", "angústia" e "desilusão" são as palavras mais comuns para a maioria dos inquiridos (91%), quando questionados sobre a situação económica do país. Apenas 6,5% manifesta sentimentos positivos e 2,5% neutros, o que demonstra que a perceção geral quando se fala sobre inflação é predominantemente negativa.
Entre os entrevistados, as opiniões sobre o impacto na sua qualidade de vida estão divididas: 40% afirma que teve um impacto considerável, para 31% foi moderado, 14% sentiu ainda um impacto muito significativo, e por fim, 13% aponta que o impacto foi ligeiro.
No que diz respeito aos setores mais afetados pelo aumento dos preços, a alimentação foi a que os inquiridos mais mencionaram (34%). Seguindo-se a habitação (25%), o lazer (18%) e os transportes (8%), como os principais setores impactados por esta evolução dos preços.
Quanto às mudanças consequentes da subida dos preços, 14% dos inquiridos afirma reduziu ou eliminou atividades como ir a restaurantes, férias e eventos sociais. Já em termos de alimentação, 9% dos consumidores começou a comprar artigos de marcas brancas, de forma a economizar, e muitos diminuíram o seu consumo de carne, peixe e produtos frescos.
Quanto às despesas fixas de cada indivíduo, 6% dos participantes tem dificuldades para pagar créditos, cancelou serviços ou renegociou empréstimos para lidar com a pressão financeira. No que toca à mobilidade, 4% dos inquiridos referiu que fizeram mudanças, como o maior uso de transportes públicos e andar mais a pé.
Vários dos entrevistados admitiram ainda que aproveitam as promoções e os descontos como maneira de poupar (40%). Além disso, a redução de gastos não essenciais é outra medida comum (37%). A renegociação de empréstimos, o cancelamento de serviços não essenciais e o frequente uso de cartões de crédito são também estratégias mencionadas para lidar com o aumento de preços.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.