Indústria da moda com declínio de 90% nos lucros económicos

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Relatório "The State of Fashion 2021"
Indústria da moda com declínio de 90% nos lucros económicos
14 de Abril de 2021
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Indústria da moda com declínio de 90% nos lucros económicos
Ana Gaboleiro
Jornalista
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A indústria da moda parece estar a passar pelo pior ano da sua história. 


É o que indica o relatório "The State of Fashion 2021" (O Estado da moda 2021) elaborado pela Business of Fashion e pela McKinsey & Company, divulgado no evento global VOICES, conferência anual que reúne os principais pensadores do setor à escala global. O setor registou uma queda drástica de 90% nos lucros económicos este ano. 

 

"Como consequência do declínio dramático dos lucros económicos, o valor da indústria da moda está ainda mais concentrado nos principais agentes do mercado - o setor registou uma destruição de 60% do respetivo valor em 2019, chegando até 73% em 2020. Neste ambiente, os líderes devem desenvolver novas estratégias e ter a agilidade para mudar as respetivas ofertas de produto", refere em comunicado Achim Berg, sócio sénior e líder mundial da prática da indústria da moda e do luxo na McKinsey. 

 

De acordo com o McKinsey Global Fashion Index, "as empresa da moda sofrerão uma diminuição de 93% nos lucros económicos, após um aumento de 4% em 2019", devido à mudança rápida do comportamento dos consumidores e de rutura das cadeias de abastecimento. O mesmo estudo garante que o ritmo da recuperação irá variar de acordo com categorias de produtos, segmentos de valor e mercados geográficos, com algumas bolsas de crescimento, apesar dos contínuos desafios económicos. As empresas de moda focadas na aposta digital, a Ásia, (particularmente a China), e o luxo podem ter uma vantagem competitiva.

 

“Embora a indústria da moda tenha passado pelo pior ano de sempre, a pandemia também criou uma oportunidade de reinvenção e reinício. A crise serviu de catalisador da adoção digital e da inovação, e os consumidores tomaram consciência da vulnerabilidade dos trabalhadores das cadeias de abastecimento. Num mundo pós-pandemia, o sistema da moda terá de se transformar para ser mais responsável, sustentável e humano”, explica Ignacio Marcos, sócio do escritório de Espanha McKinsey. 

 

Durante a crise da Covid-19, as vendas de moda online quase duplicaram, de 16% para 29% das receitas totais. 71% dos executivos do setor esperam que o respetivo negócio digital cresça 20% ou mais em 2021.

 

O relatório traça ainda dois possíveis cenários para a indústria da moda: o cenário de recuperação precoce que pressupõe a contenção efetiva do vírus através da vacinação levando ao levantamento das restrições e permitindo uma recuperação económica mais rápida com o regresso das vendas globais de moda aos níveis de 2019 no terceiro trimestre de 2022; e o cenário de recuperação lenta que prevê um ressurgimento periódico do vírus em diferentes regiões do mundo, levando a novos encerramentos e restrições, voltando as vendas globais de moda aos níveis de 2019 apenas no últimos trimestre de 2023. 

 

 

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