Impresa e Nova IMS querem combater desinformação com I.A.

Pesquisa

Media
Impresa e Nova IMS querem combater desinformação com I.A.
22 de Maio de 2024
Impresa e Nova IMS querem combater desinformação com I.A.
Impresa e Nova IMS querem combater desinformação com I.A.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Impresa e Nova IMS querem combater desinformação com I.A.
Pub
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois da Publicidade
Pub
Pub dentro artigoPub dentro artigo

O Grupo Impresa e a NOVA IMS anunciam a criação do Media & Analytics Lab, uma iniciativa que une a Ciência de Dados e a inteligência artificial para combater a desinformação.


Este novo laboratório, localizado nas instalações do Grupo IMPRESA, ambiciona ser um centro de excelência para a inovação e a aplicação prática de análise de dados no jornalismo e na comunicação social.

 

O acordo prevê o desenvolvimento de um conjunto de projetos de pesquisa aplicada e a implementação de programas avançados de formação, como o primeiro curso de Data Journalism em Portugal, e programas de desenvolvimento profissional para os colaboradores do Grupo Impresa, ministrados por especialistas da NOVA IMS.

 

“Numa era global onde as notícias falsas são vistas como uma ameaça séria às democracias, este laboratório equipa os nossos jornalistas com ferramentas essenciais de Ciência de Dados e IA, cruciais no combate à desinformação e na promoção de um jornalismo rigoroso e fundamentado. No Grupo IMPRESA, a integração destas tecnologias nunca será uma ameaça ao trabalho dos jornalistas, mas sim uma extensão da sua capacidade jornalística”, afirma em comunicado Francisco Pedro Balsemão, CEO do Grupo IMPRESA.

 

O presidente executivo sublinha ainda que “além do jornalismo, a parceria serve também para identificar soluções para os principais desafios dos media hoje em dia, tais como a relação dos jovens com as notícias e os novos hábitos de consumo de media”.

 

A mesma convicção é também partilhada por Miguel de Castro Neto, Diretor da NOVA IMS, que refere que “a capacidade de processar e analisar grandes volumes de dados de forma eficiente é crucial num mundo onde os dados são produzidos a uma velocidade e volume sem precedentes. Além disso, estas tecnologias garantem uma verificação rápida e fidedigna da veracidade das informações, o que é fundamental na luta contra a desinformação, um dos grandes desafios do nosso tempo”.

 

O protocolo foi assinado durante a 2ª edição do Data With Purpose Summit.


Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Impresa e Nova IMS querem combater desinformação com I.A.

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Impresa e Nova IMS querem combater desinformação com I.A.

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile